03 de julho, de 2008 | 00:00

14 novos ônibus adaptados são entregues pela PMI e Autotrans

Fotos: Adriano Vieira


Os novos ônibus ocuparam todo o espaço na frente da Prefeitura Municipal
IPATINGA - A rua em frente ao prédio da Prefeitura de Ipatinga foi palco, ontem, da entrega dos 14 novos ônibus adaptados, fruto da parceria entre PMI e Autotrans, empresa de transportes urbanos e rodoviários e responsável pelo transporte coletivo municipal. Os novos ônibus são adaptados com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência. Participaram do evento o prefeito municipal, representantes da Autotrans, os vereadores Nilton Manoel, Célio Aleixo, José Bento Filho (Fizico) e José Fernandes, líderes comunitários, representantes de associações ligadas às pessoas com deficiência e comunidade. O prefeito Sebastião Quintão (PMDB), ao lado do diretor da Autotrans, Rubens Lessa, oficializou a entrega ressaltando a importância do aumento do número de ônibus no transporte público municipal. “Estamos pensando no conforto dos cidadãos. Com os novos ônibus, a população terá mais acesso aos bairros e poderá chegar com maior rapidez aos programas oferecidos pela PMI”, disse.A frota da Autotrans conta hoje com 117 ônibus, sendo 45 carros adaptados com elevadores. Todos funcionam com motores elétricos dentro das normas ambientais e, pensando no conforto da população, os assentos são acolchoados. A proposta da empresa é que, todo ano, novos ônibus adaptados sejam adquiridos até que toda a frota possua as mesmas características.Segundo Rubens Lessa, todos os motoristas e cobradores passaram por treinamento para operar os elevadores e cursos preparatórios para situações de emergência. “Todos os funcionários estão qualificados para operar os equipamentos. Ipatinga tem um ótimo serviço e visamos sempre o bem-estar da população”, ressaltou.

O elevador dá conforto e qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais
João Alves é cadeirante e morador do Vila Militar. Para ele a aquisição de novos ônibus ajudará as pessoas com deficiência a terem uma melhor locomoção. “Às vezes ficamos mais de duas horas esperando que um ônibus com elevador passe no ponto. Com esta nova frota eles circularão mais e teremos mais horários disponíveis para ir a qualquer lugar”, comentou.Em Ipatinga, existem hoje cerca de mil pessoas com deficiência física cadastradas na Secretaria de Assistência Social. Além dos cadeirantes, os deficientes visuais e as pessoas que utilizam muletas e andadores também podem usufruir dos elevadores. Mulheres grávidas que não estiverem em condições de subir escadas podem solicitar o serviço ao trocador ou motorista. Os ônibus adaptados circulam em todas as linhas e atendem a toda a população. No município, outro benefício que atende mais de mil e quinhentas pessoas é a carteirinha do Passe Livre. O benefício é garantido por lei e a PMI assegura o atendimento a todos que fazem jus a esse direito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário