Reflexão sobre uso da água

ArcelorMittal faz comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Sérgio Mourão


Exposição reúne 152 imagens de fotógrafos sobre os rios Doce, Piracicaba e São Francisco

TIMÓTEO - Por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita e Oikós - Centro de Educação Ambiental e a semana do Meio Ambiente da Empresa, a ArcelorMittal Inox Brasil realizou, ontem, uma série de atividades em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, e aos 15 anos do Oikós. Na tentativa de despertar nos observadores um momento de reflexão sobre a conservação da água, foi aberta na área da Fundação a exposição fotográfica “Nas águas desses rios”, uma coletânea de fotografia dos rios Doce, Piracicaba e São Francisco. As 152 imagens dos fotógrafos Edmar Silva, João Rabelo, João Zinclar, Sérgio Mourão e Vinícius de Ornelas, permanecem no Centro Cultural da Fundação ArcelorMittal Acesita até o dia 03 de agosto.

A exposição integra o encerramento da programação do 3° Congresso de Educação, Cultura e Meio Ambiente, “O Saber em suas Múltiplas Dimensões”, que terminou ontem, realizado em parceria com a Prefeitura de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano. No encerramento do congresso, a comunidade participou do debate “Gestão Democrática da Educação Municipal ‘Desafios e Perspectivas’”, na Fundação ArcelorMittal Acesita. A atividade foicoordenada pelo Secretário Municipal de Educação de Timóteo, Robinson Ayres Pimenta.

Também no espaço do Oikós, as artistas plásticas da região, Ilma Vilches, Jussara Regina Marchezine, Maria Jose Reale, Mirian Margareth e Sandra Helen expuseram quatro obras. As peças passam a compor definitivamente a paisagem do centro de educação ambiental, como marco de seus 15 anos de existência. Para o gerente de Meio Ambiente da Fundação ArcelorMittal Acesita, Maurício Ferreira, as obras chegam como mais um elemento de contemplação a somar com a natureza típica de mata atlântica que compõe o local.  Os trabalhos são: uma teia de aranha feita com fios de aço inox (“Teia da Vida”), escultura monumental de um réptil, um tronco de rosas de inox (“Flores do Amanhã”) e escultura de ferro fundido em formato de duas folhas. Desde de 1999 a ArcelorMittal Inox Brasil, por meio da Fundação ArcelorMittal Acesita, realiza trabalhos com os artistas da região, no Dia Mundial do Meio Ambiente, com a proposta de ampliar a consciência pública através da arte.

15 anos do Oikós

As comemorações dos 15 anos do Oikós se estendem até o mês de julho e incluem circuito de trekking, oficina e concurso de fotografias, inauguração do mirante no Morro do Cruzeiro, lançamento de Cartilha Ecológica e do Atlas Sócio-ambiental de Timóteo, 17ª edição do projeto “Brincando e Aprendendo no Oikós”, encontro de ex-colaboradores, entre outras atrações.

A reserva do Oikós serve de abrigo para dezenas de espécies aves e animais silvestres e de suas 32 nascentes já catalogadas, algumas delas em altitudes superiores a 500 metros, brotam águas cristalinas. A área faz divisa com o Parque Estadual do Rio Doce, reconhecido como Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A mata preservada do Oikós estende-se por 989 hectares e outros 1.515 hectares de áreas não urbanizadas em Timóteo também estão sob a responsabilidade do Centro, em ações de proteção, recuperação e conservação ambiental.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO