EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

01 de junho, de 2008 | 00:00

Prevenindo paradas cardíacas

Estudantes lêem eletrocardiograma para equipe multiprofissional

Fotos: Bruno Jackson


Wanderson ajuda os alunos a atuarem na prevenção de paradas cardíacas
IPATINGA – Atuar com precisão na prevenção de casos emergenciais relativos à cardiologia é imprescindível para o enfermeiro. Especialmente porque este profissional auxilia o médico clínico na prevenção de paradas cardíacas. Atentos à necessidade de assimilar essa técnica, dezenas de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) realizaram, durante todo o sábado, a primeira etapa da disciplina extracurricular “Noções Básicas de Leitura de Eletrocardiograma para Equipe Multiprofissional”. As aulas foram ministradas pelo professor de Enfermagem Wanderson Almeida de Oliveira, pós-graduado em Cardiologia pela USP e em Programa Saúde da Família (PSF) pela UFMG. O curso é realizado em duas etapas. A segunda acontece no próximo sábado.“O curso é voltado especialmente para a derivação D2, isto é, leitura de monitor cardíaco. Não diz respeito à emissão de laudo de eletrocardiograma. A grande finalidade do curso é preparar meus alunos para salvar vidas e dar respaldo aos profissionais que trabalham na prevenção de paradas cardíacas”, ressalta Wanderson.

Flávio demonstra um coração de animal usado nas lições práticas do curso
Durante as aulas, o aspecto prático é relevante. Técnico em laboratório de Anatomia há 10 anos, Flávio Amaral Alves auxilia o professor Wanderson. Ao longo do curso ele exemplifica a teoria com o auxílio de corações de boi e porco. “As ilustrações com os corações deixam o curso mais didático. Também facilitam o ensino dentro da parte de fisiologia e anatomia do coração, bem como a identificação de patologias no mesmo”, comenta Flávio. Perspicácia Na avaliação de Wanderson de Oliveira, o curso “Noções Básicas de Leitura de Eletrocardiograma para Equipe Multiprofissional” contribui para que os alunos saibam lidar com mais tranqüilidade em situações delicadas. “Os profissionais preparados vão saber trabalhar em conjunto com a equipe médica. Por exemplo, quando um coração apresentar batimento acelerado e bastante arrítmico, o profissional vai entrar com a medicação arrítmica, sob supervisão clínica, na tentativa de prevenção à parada cardíaca. Meu desejo é que meus alunos se tornem ‘experts’ na prevenção das paradas cardíacas, atuando junto com a equipe multidisciplinar”, reforça. No segundo semestre, Wanderson vai ministrar na Unipac o curso “As 12 principais fisiopatologias que matam nos países americanos”. Mais informações pelo telefone 2109-2300. Ao final do curso acontece uma visita a hospitais de ponta na cidade de São Paulo.

Márcio, Marcelo, Janaína, Mara Fernanda e Camila aprovaram a dinâmica das aulas
Alunos aprovamNa visão dos alunos de Enfermagem da Unipac que estão cursando a disciplina extracurricular “Noções Básicas de Leitura de Eletrocardiograma para Equipe Multiprofissional”, a dinâmica e o conteúdo das aulas estão agregando um conhecimento fundamental ao exercício da profissão. “Esse conhecimento específico veio somar e muito com o nosso aprendizado. O conteúdo das aulas não é visto na nossa graduação e está sendo importante para nossa vivência prática”, afirma Janaína Cordeiro, cursando 4º período de Enfermagem. Marcelo Antônio dos Reis, do mesmo período, endossa o discurso de Janaína. “A dinâmica das aulas nos propicia um aprendizado imenso. O curso não é apenas metódico. Além disso, o professor Wanderson é um especialista em cardiologia e nos passa um conhecimento específico enorme”, avalia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário