1ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira

Trabalhos de 600 alunos japoneses e brasileiros marcam exposição do Centro Cultural Internacional Tikufukai, a partir do próximo dia 11

Renato Gonçalves


Kafu Yoshiko Honda (E) acompanha Kofu e Sofu Nomura em visita a Ipatinga

IPATINGA – Durante este mês, o Centro Cultural Internacional Tikufukai vai comemorar seus 35 anos de atividades no Brasil. Para marcar a data, está em fase de organização a 1ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira, com peças produzidas por 600 alunos do Japão e das sedes da instituição no Brasil. Os trabalhos de Ikebana (arranjo com flores), origami (dobraduras), caligrafia (shodô), fotos de ikebana, sakoê (colagem com flores artificiais) e quadros de origami serão apresentados ao público no período de 11 a 19 deste mês, no Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço.

De acordo com Kafu Yoshiko Honda, diretora do Centro Cultural Tikufukai no Brasil, foram selecionados trabalhos de 400 alunos da Escola Educação Criativa (Vila Ipanema e Cidade Nobre), Escola Ser Pequeno (Cariru), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae (Bela Vista) e Escola Pingo de Gente (Governador Valadares). Do Japão, o Centro Tikufukai trouxe peças produzidas pelos alunos de cinco filiais (Shunan, Osaka, Kitakyushu, Shimonosek e Saga). “Laços” é o tema da exposição, aberta ao público.

Patrocinada pela Usiminas, a exposição é a primeira atividade da festa dos 100 anos de amizade entre Brasil e Japão, que será comemorada oficialmente em 2008. “Os trabalhos mostram a importância sobre o sentimento de amor e fraternidade com base nas flores. Essa também é uma forma de cultivarmos a cultura e a educação japonesa, difundida no mundo todo com respeito ao próximo e sem diferenças”, explicou Kofu Nomura, presidente internacional do Centro Cultural Tikufukai, durante visita à redação do DIÁRIO DO AÇO, acompanhada do filho e diretor de relações públicas da entidade, Sofu Nomura.

Kofu Nomura está em Ipatinga para acompanhar a exposição, que será lançada no próximo dia 11 (sábado), a partir das 18h, no auditório do Centro Cultural Usiminas, com cerimônia do chá, dança japonesa e apresentação de coral. No entendimento dos japoneses, a flor é uma forma de sensibilizar o coração das pessoas. Para reforçar a filosofia do Centro Internacional Tikufukai, que promove o intercâmbio das culturas nipônica e brasileira, Kofu citou o trabalho incansável do fundador e ex-presidente Tikufu Ota, falecido em 1992, aos 82 anos.

Aproveitando a ocasião, o Centro Tikufukai promoverá no dia da abertura da exposição a solenidade de lançamento do livro “Flores – Instrumento da Paz”, escrito a quatro mãos, pela presidente internacional do Centro Tikufukai e pelo sociólogo e procurador da Câmara de Timóteo, Luiz Vieira Martins. O livro, conforme Kafu Yoshiko, conta a história de 35 anos de atividades do Tikufukai no Brasil. Amigo de Kofu Nomura e responsável pela boa relação de amizade com o povo japonês, o presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, deve participar da solenidade.

Pedra da Amizade foi “plantada” há 15 anos

No mundo todo, mais de 10 mil alunos já cultivaram os sentimentos e os ensinamentos transmitidos pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai, fundado pelo japonês Tikufu Ota. Após passar pelos horrores da Segunda Guerra Mundial e ver seu país arrasado moral e economicamente por duas bombas atômicas lançadas pelos norte-americanos, ele lançou a idéia contida numa frase: “O amor pelas flores leva o amor às pessoas e, conseqüentemente, à paz no mundo”.

De dois em dois anos, Tikufu Ota fazia questão de visitar o Brasil para saber como os amigos disseminavam as sementes da idéia que ele plantara. Para estreitar o relacionamento, ele “plantou” nos jardins do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), no bairro Areal, uma rocha de granito, chamada de Pedra da Amizade. Na próxima quarta-feira (8), uma cerimônia, às 9h, vai comemorar os 15 anos de instalação do monumento. O corpo de Tikufu foi sepultado no Cemitério Senhora da Paz, em Ipatinga.

Renato Gonçalves
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO