29 de julho, de 2007 | 00:00

Trabalho e vida nas mãos

Acompanhamento revela particularidades do cotidiano do SAMU

Arquivo/DA


O atendimento a vítimas de acidentes de trânsito é constante no cotidiano do SAMU
IPATINGA - “Vamos, vamos”, grita o condutor Wesley Fernandes aos companheiros. São 11h55 de uma quinta-feira, e o carro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sai às pressas da central, no bairro Cidade Nobre, para mais um atendimento. Cinco minutos depois, a equipe chega ao local de onde foi gerada a ocorrência, na rua Nozes, bairro Limoeiro. Lá, deitado ao chão, no colo da mãe, está Sebastião Francisco Solano, 35 anos, que acabara de sofrer uma crise convulsiva. Após ser avaliado dentro da ambulância do SAMU, ele foi conduzido ao Pronto Socorro Municipal. Dentro do carro, Efigênia teve a pressão medida e também recebeu cuidados por parte dos técnicos de enfermagem Isaac Colombari e André Luiz. Ela ficou bastante assustada com a crise do filho.O caso acima foi presenciado pela reportagem do DIÁRIO DO AÇO que, na última quinta-feira, acompanhou os profissionais do SAMU durante todo o dia. O atendimento a Sebastião está contabilizado nas 157 chamadas registradas pela central do SAMU na quinta-feira, de 0h às 24h. Deste total, foram realizados 25 atendimentos. À noite, um dos casos resultou em óbito, nas Granjas Vagalume, onde um ciclista foi vítima de atropelamento. Inaugurado em Ipatinga no dia 1º de julho de 2004, o SAMU registra, em média, 1.600 atendimentos por mês. Em março, o Serviço completou 50 mil atendimentos. “É uma marca expressiva nestes três anos de trabalho e comprometimento com a saúde da nossa população”, declara Norberto de Sá Neto, médico cardiologista e coordenador do SAMU. Por dia, a média de atendimento do SAMU é de 50 a 60 ocorrências. Segundo Norberto, os sábados e domingos, a partir das 14h, são os dias mais trabalhosos para o SAMU, em que há maior registro de chamadas.
Arquivo/DA


Norberto de Sá salienta a marca de 50 mil atendimentos completados pelo SAMU em março
IncidênciaCasos clínicos são os campeões de atendimento da equipe do SAMU, e não os acidentes, como muitos acreditam. Ao todo, 56% dos atendimentos são de natureza clínica (casos psiquiátricos e clínicos - adultos, pediátricos e obstétricos). Os outros 44% correspondem a casos de agressões e acidentes de carro, moto, bicicleta e outros. Nos acidentes de trânsito, os motoqueiros são os que mais recebem os cuidados do SAMU. Segundo as estatísticas, 85% desses acidentes envolvem veículos sobre duas rodas, em que se enquadram motoqueiros e ciclistas. Apenas 15% envolvem veículos sobre quatro rodas. ProcedimentosEm Ipatinga, o SAMU possui quase 100 funcionários. A comunicação de toda a equipe é via rádio. A central do Serviço é a geradora de todas as informações. Para que os profissionais da saúde cumpram seu trabalho com precisão, alguns procedimentos básicos são criteriosamente respeitados. O primeiro passo é quando o Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) atende a chamada do 192. A solicitação é repassada ao médico de plantão na central, que decide se a ambulância vai ou não prestar o socorro. Em caso afirmativo, o operador de frota avisa à equipe do SAMU pelo rádio.
Arquivo/DA


A equipe do DIÁRIO DO AÇO acompanhou o atendimento a Sebastião Francisco, que teve uma crise convulsiva
De acordo com o médico do setor de regulação, Edney Gomes Ribeiro, sua função é a de filtrar as informações. “O médico regulador é quem toma as decisões. O SAMU segue um protocolo do Ministério da Saúde, para definir se iremos a um atendimento ou não”, informa. Edney Ribeiro acrescenta que há dois tipos de ambulância no SAMU: a USB (Unidade de Suporte Básico) e a USA (Unidade de Suporte Avançado). A primeira é composta por um técnico de enfermagem mais o condutor; enquanto a outra possui um técnico de enfermagem, um enfermeiro, um médico e um condutor. “A USB é usada para atendimentos de baixo risco à vida; já a USA é para atendimentos com alto risco”, esclarece Edney Ribeiro.AlcanceA equipe do SAMU contempla apenas Ipatinga. Nas BRs, a ambulância pode atender até um raio de 50 quilômetros do município.  Além de atender diversas naturezas de ocorrências, o SAMU é importante na infra-estrutura básica de eventos de grande porte. No total, o SAMU dispõe de cinco ambulâncias na cidade, sendo que uma delas é restrita a eventos como shows, jogos de futebol, encontros religiosos, dentre outros. Excepcionalmente, dependendo da emergência, esta ambulância pode ser deslocada para outros atendimentos.Bruno Jackson
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário