Mostra de Física apresenta 40 experimentos de alunos

Divulgação


Mais de quarenta trabalhos demonstraram a criatividade de alunos do ensino médio

IPATINGA - Os alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, promoveram na noite de ontem (23), a apresentação de suas experiências na realização da “I Mostra de Física” da instituição. O evento contou com a participação de cerda de 300 alunos de 3º série do ensino médio das redes particular e pública da região. 

Do mais simples ao sofisticado, os quarenta trabalhos expostos na Mostra despertavam curiosidades e admiração no público. Com uma grande variação de estilos, desde aqueles construídos com materiais reciclados ou domésticos, aos mais trabalhados, com uso de equipamentos eletrônicos, as experiências apresentavam os diversos efeitos e princípios da física.
 
Projeto de sala
A idéia da I Mostra de Física surgiu de um projeto desenvolvido em sala de aula, com as cinco turmas do curso que estudam a disciplina, conforme explica a professora Ívina Carlos de Assis, responsável pela exposição junto com o professor Elismar Cândido da Silva. Segundo ela, as experiências haviam sido pensadas apenas como um trabalho em sala, mas o resultado os impressionou.

“Esse projeto não foi pensado para ser exposto, era apenas um trabalho da matéria, mas tomou uma proporção tão grande, eram tantos trabalhos bons e criativos, que não podíamos deixá-los escondidos”, afirmou Ívina Assis.

Segundo a professora, todas as experiências foram desenvolvidas pelos alunos, desde o tema a construção do trabalho. O auxilio dos professores foi apenas para tirar duvidas quanto aos temas.
 
Força Eletrostática
Um dos trabalhos mais visitados da Mostra foi o de “Motor Eletrostático”, de criação dos alunos do 3º período. Responsável pelas explicações aos interessados que os visitavam, Izac Amon era só empolgação ao falar de sua experiência.

De acordo com Amon, seu trabalho faz a simulação da força utilizada para fazer o motor de um carro funcionar, com fonte eletrostática. Segundo ele, o tema foi escolhido pelo grupo, devido a esse tipo de força estar presente em diversos objetos, além de gerar curiosidade.
     
O aluno afirma que o desenvolvimento do trabalho além de prazeroso, trouxe muitas surpresas para o grupo. “O mais interessante no nosso trabalho, é que depois que começamos a desenvolvê-lo, fizemos mais um monte de descobertas e que poderíamos desenvolver outros milhares de experimentos a partir da força eletrostática. A física é fantástica”, declarou Amon feliz com seu resultado.

Experiências apresentadas:

- Dilatação
- Correntes de Convecção
- Cadeira de pregos
- Elevador Hidráulico
- Disco Flutuante
- Motor Eletrostático
- Circuito Misto
- Abajur de Convecção
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO