18 de abril, de 2008 | 00:00

Pneus perfurados e limpeza quinzenal

Kart Clube é local estratégico na prevenção contra dengue em Ipatinga

Fotos: Bruno Jackson


Um pneu sem perfuração e com água parada estava exposto ontem na pista do Kart Clube
IPATINGA – Em tempos de surto de dengue na região, é grande a preocupação com as áreas mais suscetíveis à reprodução do mosquito vetor da doença, o Aedes aegypti. O Kartódromo Emerson Fittipaldi, situado na área do Kart Clube Ipatinga (KCI), no Parque Ipanema, é um destes locais, especialmente porque a pista do circuito possui cerca de 2 mil pneus, que funcionam como barreira de proteção aos pilotos em dias de prova. Em geral, o pneu é um dos principais redutos de procriação do Aedes aegypti, pela facilidade de acumular água em suas bordas.  Segundo a secretária do KCI, Bete Alves, todos os pneus existentes na pista são furados, o que eliminaria o risco de focos de dengue. “Normalmente usamos uma ferramenta de aço para perfurar cada pneu em várias partes, para eliminar a possibilidade de a água ficar parada. Isso é feito permanentemente pelo Kart Clube, justamente para evitar qualquer problema com a dengue”, afirma Bete Alves. O DIÁRIO DO AÇO vistoriou os pneus existentes no Kartódromo e comprovou a veracidade da informação. Mas justamente na entrada para a pista foi possível notar um pneu sem perfuração e com acúmulo de água, tornando-se um reduto em potencial para a dengue. Bete Alves garante que se trata de uma exceção. “Ele não deveria estar aqui. Quem faz a manutenção do local provavelmente esqueceu este pneu”. A assessoria de comunicação da Prefeitura de Ipatinga informou que a área do KCI é um local estratégico para os agentes sanitários do município, que realizam limpeza física e química do local quinzenalmente. “Além do Kart Clube, outros exemplos de pontos estratégicos são empresas que comercializam ferro-velho, borracharia e oficinas mecânicas, locais propícios ao acúmulo de sujeira e aparecimento da dengue”, disse a assessoria.Disque DengueNos chamados locais estratégicos, os agentes sanitários normalmente aplicam larvicida e recolhem material descartado de forma incorreta, inclusive pneus. Todo o material recolhido é levado para o EcoPonto, no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre. A administração municipal lembra a importância do serviço Disque Dengue, por meio do número 3821-8383. O cidadão que notar qualquer local sujeito à proliferação do mosquito pode ligar e denunciar para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Cláudio Augusto empilha os pneus em local seco
Dono de lanternagem valoriza a prevenção Locais de reconhecido potencial para a proliferação da dengue, oficinas mecânicas e de lanternagem são alvos constantes de visitas e advertências por parte dos agentes sanitários. No bairro Veneza, em Ipatinga, uma oficina de lanternagem de propriedade do pintor Cláudio Augusto da Silva, 37 anos, tem seguido à risca medidas preventivas contra a dengue. Pequenas atitudes de Cláudio têm evitado que a água fique acumulada em meio à sujeira. “Procuro fazer a minha parte. Coloco os pára-choques velhos todos pendurados no teto, virados para baixo, para que não acumulem água, e mantenho os pneus sempre empilhados e em local seco. Em relação aos tambores de lixo, todos estão com o fundo furado e ficam sempre debaixo do telhado”, detalha o pintor, que orienta a população a se doar no combate à dengue. “Todo mundo sabe que não pode deixar água parada, mas muitos deixam de fazer a sua parte. Este é o grande problema que leva à proliferação da dengue. Primeiro, cada um deve cuidar do que é seu”, observa o pintor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário