Campanha contra raiva

Ipatinga imuniza mais cães do que gatos

Bruno Jackson


Crianças demonstram interesse em trazer os animais domésticos e ajudam a aumentar a fila

IPATINGA – As unidades de saúde ficaram movimentadas durante todo o sábado, em função da campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos. Embora a raiva seja uma doença controlada no município, em virtude da prevenção feita pelo Centro de Controle de Zoonoses nos últimos anos, a vacinação é importante até mesmo para dar segurança aos donos de animais.

“Depois que o animal recebe a vacina, o proprietário do mesmo recebe o comprovante da vacinação. Isso é uma garantia, pois se um cão ou gato vier a ferir alguém, o dono do bicho tem como provar que ele está devidamente imunizado contra a raiva. Por isso é fundamental guardar o comprovante”, orientou o agente sanitário José da Silva Ramos, que ontem trabalhou na unidade de saúde do bairro Vila Militar.

Segundo José Ramos, os animais que mais chegam para receber vacina são os cães. Até as 10h30 de ontem, a unidade do Vila Militar havia vacinado 150 cães e apenas 15 gatos. “Pelo que a gente nota em todos os períodos de vacinação, a proporção é de um gato vacinado para cada dez cães”, informou o agente.

Quem não levou seus animais de estimação para vacinar neste sábado, pode fazê-lo durante a semana. Basta levar seu cão ou gato ao Centro de Controle de Zoonoses, na rua Simon Bolívar, 719, Cidade Nobre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Satisfação
A balconista Raquel de Souza Bueno, 25 anos, não perde os dias de vacinação anti-rábica. Na manhã de ontem, ela chegou à unidade de saúde do Vila Militar carregando uma gata e uma cadela. “Eu ia trazer a mãe da gata, mas ela fugiu para o lote do vizinho, mais tarde ela volta e eu a levo para vacinar também”, disse Raquel. “Os bichos são como se fossem da família, e com a vacina eles ficam bem cuidados e prevenidos da raiva”, acrescentou.

Campanha continua em Timóteo

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social dará continuidade à campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos, nesta semana. A programação acontecerá sempre em dois períodos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e estará concentrada nas regionais Sudeste e Nordeste do município. A expectativa é vacinar 9.314 cães e 1.775 gatos, conforme dados do censo municipal, e a meta de cobertura proposta pelo Ministério da Saúde é de 80% da população animal.

Na segunda-feira (14), o posto de vacinação estará no bairro Ana Malaquias, próximo à Fazenda Estrela do Luar, apenas pela manhã, e no Primavera, no Centro Social Urbano, durante todo o dia.

Na terça-feira (15), a campanha vai continuar no bairro Primavera, mas na sede da Secretaria de Obras, e também no Timirim, no cruzamento das rua Jorge Polonil e 9, das 8h às 12h; e próximo ao Sinsep, das 14h às 18h.

Quarta-feira (16), novamente no Timirim, próximo à biblioteca pública, a campanha será realizada durante todo o dia, o mesmo acontecendo no bairro Olaria II, com o posto instalado próximo ao laboratório. Na quinta-feira (17), a vacinação continua no Olaria II, na praça da quadra poliesportiva, e o mesmo acontece no bairro Novo Horizonte, na praça do Imett, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A campanha será concluída na sexta-feira (18), na praça do bairro Santa Maria e próximo à Escola Ana Letro Staacks, no Quitandinha, durante o dia todo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO