15 de março, de 2008 | 00:00

Abertura de propostas em abril

Edital prevê reativação de lombadas eletrônicas do Dnit na região

Alex Ferreira


Bandeira eletrônica em Cachoeira do Vale está entre os equipamentos
IPATINGA – O trecho da BR-381 Norte, compreendido entre Belo Horizonte e Governador Valadares, só deverá receber cinco barreiras eletrônicas previstas no edital lançado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), para contratar a empresa que vai operar os equipamentos. Na maioria dos casos os radares já existem, mas estão desligados por falta de contrato de operação. O edital lançado esta semana, que será aberto no dia 15 de abril, promete resolver a pendência para que os equipamentos voltem a funcionar ou que sejam instalados a partir de junho nos pontos já determinados.O edital prevê 160 barreiras eletrônicas para Minas Gerais. No Vale do Aço devem entrar em operação apenas as barreiras eletrônicas que já existem em funcionamento em lugares como o trevo de Jaguaraçu, em Nova Era e João Monlevade. Segundo as estatísticas do Dnit, o monitoramento eletrônico reduz em até 80% o número de acidentes nas áreas urbanas de rodovias. Para que os equipamentos sejam instalados e entrem em funcionamento a estimativa do órgão é investir até R$ 743,8 milhões em cinco anos.Segundo o coordenador de Operações Rodoviárias do Dnit, Luiz Cláudio Varejão, “o cronograma de instalação dos equipamentos vai acompanhar o volume de recursos destinados a esses contratos no orçamento ano a ano. No Orçamento de 2008, em análise no Congresso Nacional, estão previstos R$ 106 milhões”.Ainda na área urbana da Região Metropolitana do Vale do Aço, há quatro equipamentos de controle de velocidade de propriedade do Dnit instalados no antigo trecho da BR-381. Duas lombadas eletrônicas ficam na avenida Tancredo de Almeida Neves, no Caladinho e no bairro Todos os Santos, em Coronel Fabriciano, e duas bandeiras eletrônicas ao longo da avenida Belo Horizonte, distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo. Embora o traçado oficial da BR-381 tenha passado a ser o contorno rodoviário inaugurado há cerca de dois anos, os dois trechos urbanos ainda estão sob responsabilidade do Dnit.
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