24 de fevereiro, de 2008 | 00:00
Largevia é sucesso nos EUA
Ipatinguense concorre com gigantes da internet no mundo
Fotos: Divulgação
Paulo Sousa pode em breve entrar para o grupo dos milionários que investiram em sites de relacionamento
FRAMINGHAM (Da Redação) Os brasileiros conhecem muito bem o Orkut, mas entre os norte-americanos os líderes disparados em popularidade são o MySpace e o FaceBook, respectivamente. Agora, um ipatinguense parece ter entrado pra valer na concorrência pelo domínio das redes de relacionamento online mundo afora. Seu nome é Paulo Roberto Sousa, 51 anos, que há 12 anos faz sucesso nos EUA trabalhando com marketing na internet. Ele não hesitou em seguir o boom da NET no momento e lançou, no último dia 1º, o site www.largevia.com. Largevia (pista larga) é a aposta de Paulo Sousa para se contrapor ao Orkut no Brasil. O Orkut só emplacou no Brasil e na Índia. Mas há outros sites de socialização muito melhores e que fazem mais sucesso. O problema é que brasileiros e indianos ainda não tiveram acesso a um site melhor, com mais aplicativos e vantagens. O Largevia já surge com esta proposta”, assegura. Paulo Sousa morou pela primeira vez nos Estados Unidos no início da década de 1990. Ele se mudou em definitivo para a terra do Tio Sam em 1995. Em 2001, ele se formou em Análise e Desenvolvimento da Web pela Boston University e hoje seu ramo é o marketing na internet. Ele reside com a família em Framingham, Estado de Massachusetts. O ipatinguense já alcançou um conceito promissor entre os gigantes da internet nos EUA. A Google, proprietária do Orkut, já sonda o projeto do ipatinguense. E, não por acaso, afinal, o Largevia.com tem registrado uma média de 5 mil visitas diárias. Até o último dia 20, o site havia registrado 98 mil acessos. O crescimento gira em torno de 20% ao dia. O Google mandou monitorar o meu site. Não sei se poderei ceder a uma oferta futura. Depende muito, afinal, tenho de agir como um homem de negócios”, resume Paulo Sousa. Para se tornar membro do Largevia é fácil, basta receber um convite de um usuário. O site possui versões em inglês e português. Quem quiser se tornar um membro pode preencher os dados na página www.largevia.com/bruno ou www.largevia.com/sousa. EvoluçãoPassando ainda por alguns ajustes, o Largevia nasceu com o propósito de oferecer ao internauta um mundo de opções em interatividade e benefícios. As promoções, que ausentes no Orkut, por exemplo, já são exploradas. Os membros do Largevia que atraírem mais amigos para o site ganham uma câmera digital. Em breve, um notebook também será disponibilizado como prêmio. O ranking dos primeiros colocados pode ser conferido no próprio site.O diferencial em um site de relacionamentos é a grande oferta de aplicativos. O Largevia investe neste campo e vai oferecer classificados, oportunidades para negócios, jogos, árvore genealógica, como montar uma loja virtual, espaço para fotos, vídeos, entre outros itens. Uma das opções mais interessantes e inovadoras será a implantação de uma sala de bate-papo dentro do próprio Largevia”, adianta Paulo Sousa.
Mark Zuckerberg, de 23 anos, rejeitou uma proposta bilionária da Google pela aquisição do Facebook
Seguindo os passos de um milionárioUma das referências do ipatinguense Paulo Sousa no mercado de sites de socialização é Mark Zuckerberg. Este jovem de apenas 23 anos é dono do Facebook, segundo maior site de relacionamento dos EUA. Lançado há três anos e seis meses (meio ano a menos que o MySpace, líder do mercado), o Facebook registra a cada dia 100 mil novos usuários, que montam suas páginas pessoais, publicam fotos e vídeos, deixam recados para os amigos e criam comunidades de discussão. O total de cadastrados já passa de 31 milhões, segundo dados publicados pela revista Isto É Dinheiro. O lucro de Mark Zuckerberg gira em torno de US$ 100 milhões por ano. Recentemente, ele rejeitou uma oferta de R$ 1 bilhão da Google pela aquisição do Facebook. Mark Zuckerberg, posteriormente, vendeu apenas 1,6% do site por US$ 240 milhões”, afirma Paulo Sousa, que elogia a estratégia de marketing do empresário.Mark estudava na Universidade de Harvard e criou o serviço durante as horas vagas apenas como brincadeira entre seus amigos. Mas a idéia fez tanto sucesso que ele abriu sua empresa e começou a propagar seu negócio com ótimas estratégias de marketing. Sem dúvida, ele é um jovem muito promissor”, resume. Marketeiro investe apenas em engenheiros brasileirosNaturalmente mais barata, a mão-de-obra brasileira é preferencial no projeto Largevia. Trabalho apenas com engenheiros brasileiros no meu negócio e eles me custaram até agora US$ 15 mil. Parte do trabalho faço sozinho, caso contrário, meu custo seria bem maior. Somando todos os gastos, desembolsei US$ 40 mil com o site”, revela Paulo Sousa, advertindo que não basta ter apenas dinheiro e uma boa idéia para investir em um site de socialização. O segredo neste ramo é ter uma boa rede de marketing para propagar o negócio, a exemplo do que fazem com notoriedade os gigantes da MySpace e Facebook”, ensina o ipatinguense.Paulo acrescenta que o sucesso dos sites de relacionamento tende a migrar boa parte do patrocínio da TV para a internet muito em breve. Isso já acontece e a tendência é aumentar, visto que o tempo que as pessoas passam frente à internet, especialmente os mais jovens, já preocupa o predomínio da mídia televisiva. E como o patrocinador investe onde há mais audiência, o futuro da internet é extremamente promissor neste aspecto”, analisa. Bruno Jackson
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