20 de fevereiro, de 2008 | 00:00

Jovens lançam pré-candidatura à prefeitura de Belo Oriente


Ambientalista vislumbra apoio de Pietro para conquistar eleitores
BELO ORIENTE - As ambições de representantes do distrito de Cachoeira Escura e da sede do município já começam a traçar um possível painel das disputas eleitorais em Belo Oriente. Mas ainda é um movimento embrionário, tendo em vista as limitações impostas pela legislação eleitoral. Como é sabido, a corrida rumo à sucessão municipal só ganhará fôlego a partir do dia 5 de julho. Nessa fase de pré-aquecimento do jogo sucessório, figuras ligadas a antigos gestores e cidadãos com histórico de atuação no poder público estão entre os nomes que já confirmaram sua pré-candidatura em Belo Oriente, casos do comerciante Luciano Resende Gonçalves e do ambientalista Ageu Azevedo Camargo. Juntos, eles pretendem formar uma chapa para assumir a Administração Municipal, há dois mandatos sob a gestão do presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Aço (Amva), Pietro Chaves (PDT). Apesar dessa união, ambos informam que irão buscar apoio de lideranças políticas pertencentes a linhas opostas. No caso de Ageu Azevedo, o objetivo é angariar votos dos eleitores de Pietro, de quem planeja conseguir sustentação nos palanques. Ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento de Meio Ambiente (Codema), Azevedo representa uma geração de aspirantes ao poder público que nasceram em Belo Oriente, ao contrário de vários ex-prefeitos da cidade. Com 35 anos, o ambientalista atualmente vive na sede do município e conclui a graduação em gestão ambiental pela Unipac. Além do apoio de Pietro, Ageu planeja cativar os munícipes que elegeram o falecido ex-prefeito João Hemétrio de Menezes, que governou Belo Oriente por dois mandatos.

Filho de ex-prefeito pretende dar continuidade à trajetória do pai
“Sempre apoiei João Hemétrio e o nosso intuito é buscar representatividade entre o seu eleitorado. Ao mesmo tempo, espero contar com a colaboração de Pietro Chaves, que já demonstrou o interesse na nossa união, já que somos dois pré-candidatos jovens, mas interessados em dar continuidade às ações desenvolvidas durante a sua gestão”, diz o ambientalista, que é filiado ao DEM.No seu entendimento, o distrito de Cachoeira Escura é o principal termômetro político da cidade, ao lado da sede. Cada localidade possui um contingente de seis mil eleitores e tradicionalmente sempre lança as candidaturas mais expressivas do município. Se Ageu representa a sede, área central de Belo Oriente, Cachoeira Escura tem entre seus pré-candidatos o comerciante Luciano Resende Gonçalves, filiado ao PTN e filho do ex-prefeito Jaques Gonçalves Pereira. Jaques pretendia concorrer à chefia do Executivo pela terceira vez, mas foi vítima de um infarto fulminante em dezembro de 2007. Em virtude dessa fatalidade, Luciano, um de seus sete filhos, resolveu assumir a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho realizado pelo pai. “Foi uma decisão natural, porque sempre estive ao lado do meu pai em sua trajetória política, acompanhando de perto como era a responsabilidade de um gestor público. Além desta vivência, manifestações populares me incentivaram a seguir este caminho e optar por lançar a pré-candidatura às próximas eleições”, diz Luciano, de 29 anos. Apesar da pouca idade, ele acredita que possui condições de administrar Belo Oriente. “O meu pai foi um exemplo disso. Aos 26 anos, ele foi eleito prefeito e governou por dois mandatos, totalizando 10 anos à frente do Executivo”, diz o comerciante, que chegou a se candidatar a vereador nas eleições de 2004.Apesar da confiança, Luciano e Ageu ainda não definiram quem irá encabeçar a chapa Força Jovem, que representa a união entre os dois nomes. Entre os compromissos que pretendem defender nos palanques, os dois destacam o reajuste salarial dos servidores públicos, a reestruturação dos serviços de saúde e uma melhor distribuição de renda. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ageu Azevedo Camargo

20 de agosto, 2019 | 19:56

“Gostei da minha matéria, ok.”

Envie seu Comentário