03 de fevereiro, de 2008 | 00:00

Distrito Industrial 2 em Fabriciano

Parceria entre empresariado e poder público vai possibilitar que município aumente receita e novos postos de trabalho

Roberto Bertozi


Bruno Torres aponta papel estratégico de novo Distrito Industrial
FABRICIANO - Na cerimônia de posse do novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Coronel Fabriciano (Acicel) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Ivair Andrade, o discurso de empresários e políticos foi pautado pela sintonia. Todos se mostraram confiantes com a instalação do Distrito Industrial 2, numa área de aproximadamente 280 hectares da Companhia Agrícola Florestal (CAF), no Horto Baratinha, próximo à divisa com Antônio Dias.O prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (PT), disse que está tudo negociado com a CAF, que deu ao município o direito de negociar o terreno em um período de seis meses. “Temos esse prazo para comprar a área ou vender para alguém. O preço está em torno de R$ 2,5 milhões e adianto que não vou permitir qualquer tipo de especulação imobiliária”, afirma. Simões acrescenta que não sabe qual será o rumo que vai dar às negociações. “Afinal, um grupo de empresários pode se unir e adquirir o terreno pelo sistema de consórcio”, completa.Conforme o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Fabriciano (Sedetur), Bruno Torres, a proposta para criação de um novo Distrito Industrial foi iniciada devido a uma situação exemplar. A Pipocas Plinc, que empregava 250 pessoas, comunicou a decisão de ampliar seus serviços e, por falta de área no município, teria de se instalar em uma cidade vizinha. “Falamos sobre a área particular da CAF e intercedemos junto à Companhia para disponibilização de terreno. O proprietário negociou o preço e a empresa adquiriu a área de 21 hectares”, lembra.Isso aconteceu após uma reunião entre a Sedetur, a Acicel/CDL e a Companhia Agrícola Florestal, que resultou na liberação de uma área adjacente para implantação do Distrito Industrial 2, de aproximadamente 300 hectares.
Arquivo/DA


Chico Simões destaca movimentação da economia
EmpresasCoronel Fabriciano conta, atualmente, com um Distrito Industrial localizado próximo ao bairro Belvedere. Conforme o vice-presidente da Acicel/CDL, Roberto Carlos de Oliveira, são 50 empresas instaladas. “Com a nova unidade, a cidade ganha um novo estímulo para geração de emprego e renda”, acredita.Com a implantação do Distrito Industrial 2, haverá espaço para a atração de aproximadamente 200 empresas. “Dessa forma, vai aumentar a arrecadação municipal, sem que ocorra um aumento desordenado da população”, espera o prefeito.LocalizaçãoO terreno da CAF fica numa área de localização estratégica, que facilita o desenvolvimento das indústrias e as transações comerciais. O terreno localiza-se no Horto Baratinha, perto da divisa de Fabriciano com Antônio Dias, às margens do contorno rodoviário da BR-381 e próximo à ferrovia Vitória-Minas. “A Companhia nos concedeu o direito de preferência de uma área de 300 hectares. Devemos concluir a negociação de compra e aquisição no máximo em seis meses”, conclui Chico Simões.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário