27 de janeiro, de 2008 | 00:00

Centro Vocacional começa a funcionar em Ipatinga

IPATINGA – A partir deste ano, mais 3 mil trabalhadores terão acesso aos cursos de qualificação profissional oferecidos no Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O programa, uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e Prefeitura, passa a integrar o programa municipal de capacitação profissional e geração de emprego e renda, o “Qualifica Ipatinga”, que conta ainda com a Estação Qualifica, o Senai Vale do Aço e o Juventude Cidadã.A assinatura do convênio, na noite de quarta-feira, 23, contou com as presenças do prefeito Sebastião Quintão (PMDB) e de representantes do governo estadual, entidades gestoras e do gabinete do deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que é autor da indicação para implantação do CVT em Ipatinga.Áreas técnicasO CVT poderá capacitar profissionalmente 3 mil trabalhadores, nos próximos três anos, em 150 cursos oferecidos em diversas áreas. Num primeiro momento, os cursos serão voltados para as áreas técnicas demandadas pelas indústrias da região, atualmente em processo de expansão. Com isso, de acordo com a assessoria de comunicação da PMI, todo o programa “Qualifica Ipatinga” irá oferecer treinamento e capacitação a mais de 14 mil profissionais por ano.De acordo com o prefeito Sebastião Quintão, o município vive um momento especial e os trabalhadores precisam estar preparados profissionalmente para assumir as várias oportunidades do mercado de trabalho. “As indústrias da nossa região (Usiminas, AcelorMittal Inox Brasil e Cenibra), que estão em processo de expansão, têm um compromisso conosco de absorverem a mão-de-obra regional qualificada. Ao assinarmos mais este convênio estamos fazendo a nossa parte, como gestor público, que é dar condição à nossa gente de ingressar no mercado de trabalho”, concluiu.EnsinoO CVT de Ipatinga, que irá funcionar na avenida Macapá, 675, Veneza I, é voltado para capacitação tecnológica dos trabalhadores, observando a vocação produtiva da região e ampliando as oportunidades de negócios das microempresas. A metodologia de ensino é baseada em laboratórios, salas de inclusão digital, videoconferência e incubadoras de empresa.
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