15 de janeiro, de 2008 | 00:00

Pacotes para todas as folias

Agências de turismo têm movimento elevado no carnaval

Arquivo/DA


Salvador continua sendo um dos destinos preferidos pelos ipatinguenses durante os quatro dias de folia
IPATINGA - Para quem deseja passar o carnaval na praia utilizando os serviços de uma agência de turismo, é melhor se apressar. Em parte das agências da região, pacotes e opções estão escassos, em função da procura mais elevada em relação aos últimos dois anos. A queda do dólar e a variedade de produtos disponíveis estão entre os fatores responsáveis pelo aumento dos serviços prestados por agências. Algumas empresas, como a Geo Turismo, passaram a priorizar os clientes que preferem planejar suas viagens com meses de antecedência. Conforme a diretora operacional da agência, Sandra Regina do Carmo, desde março do ano passado esse público vem se programando para as férias de janeiro e para o carnaval. “No final de 2006, resolvemos investir nas vendas antecipadas de pacotes turísticos. Nós testamos esse nicho no decorrer de um ano e o mercado acabou aprovando, e isso contribuiu para que chegássemos a esse período com praticamente todas as vendas fechadas. Dificilmente conseguiremos vender mais pacotes para o carnaval, tanto é que agora já estamos atendendo mais quem deseja viajar durante a Semana Santa”, informou.ProgramaçãoDe acordo com Sandra do Carmo, as opções disponíveis para o carnaval sairão a preços altos e nada atraentes para a maioria dos consumidores. “A programação realmente é imprescindível para quem deseja viajar através de uma agência de turismo. Quem deixa tudo para última hora perde a oportunidade de conseguir ter acesso a boas promoções ou pacotes mais atrativos”, explicou a diretora operacional da Geo Turismo.
Arquivo/DA


Sandra do Carmo: vendas antecipadas esgotaram pacotes para o carnaval
No entanto, mesmo a poucas semanas do carnaval, ainda é possível agendar viagens. Para isso, é indicado que os interessados procurem agências que trabalham com pacotes próprios. Na Talentus Turismo, por exemplo, é possível negociar passeios para Salvador ou Porto Seguro, na Bahia, destinos preferidos pelos ipatinguenses durante o carnaval. “Como estamos a poucas semanas do carnaval, algumas empresas trabalham com pacotes de operadoras, ou seja, vendem pacotes que atendem diversas regiões. Com isso, a maioria das reservas são fechadas com meses de antecedência, já que são viagens programadas”, detalhou o agente de viagens da Talentus Turismo, Guilherme Gustavo Nascimento. AntecipaçãoConforme Nascimento, a procura pelo serviço oferecido nas agências costuma se intensificar após o dia 20 de janeiro, ainda mais que este ano o carnaval acontecerá na primeira semana de fevereiro. Por isso, o recomendável é definir onde passar a folia o quanto antes, evitando eventuais transtornos e contratempos. “Durante o carnaval e demais datas expressivas para o turismo, nós também acabamos tendo que lidar com a concorrência de free-lancers. São pessoas geralmente sem vínculo com agências de viagem que alugam ônibus e casas, incluindo bebidas e churrasco no pacote. Neste tipo de viagem, o usuário não conta com a mesma segurança oferecida por uma agência de turismo”, alertou Nascimento.Segundo a diretora operacional da Geo Turismo, Sandra do Carmo, o litoral nordestino continua sendo o mais procurado pelos ipatinguenses. “Não podemos apontar destinos específicos, porque é uma região muito abrangente. Mas o sul da Bahia e Fortaleza estão entre os preferidos dos turistas da região. No caso do turista mineiro, o litoral sempre ocupa a maior preferência”, comentou.PrioridadesApesar de o turismo ser um segmento que oscila bastante, sendo pautado principalmente pelas variações econômicas, alguns fatores culturais vêm contribuindo mais para a valorização do setor. No entendimento de Sandra do Carmo, o interesse em adquirir conhecimento e ter acesso a outras culturas contribui para que as pessoas invistam em viagens. “As prioridades estão mudando. Nos últimos anos as pessoas vêm optando por gastar com o turismo, pois é um investimento que amplia os seus horizontes e proporciona prazeres sensoriais. Isto ninguém te toma”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário