01 de janeiro, de 2008 | 00:00

Tempo de redobrar a atenção

Cooperativa de transportes alerta para cuidados na escolha do meio de locomoção no período de férias

Roberto Bertozi


O presidente da Cootransesp, Warley Martins: combate à clandestinidade
IPATINGA - No período de festas de fim de ano e férias a demanda pelos transportes rodoviários aumenta. Com a dificuldade para conseguir uma passagem de trem nesta época e o aumento no preço dos ônibus intermunicipais, cresce a procura pelas vans que cortam as cidades de Minas, principalmente em direção a Belo Horizonte. Na maioria dos casos, conforme o presidente da Cooperativa de Transportes Especiais (Cootransesp), Warley Martins de Miranda, o transporte é feito de maneira irregular.O crescimento da procura por esse tipo de transporte começa com o próprio usuário. Principalmente porque utiliza o serviço e não tem a cautela de verificar se realmente o veículo está devidamente autorizado para fazer esse tipo de transporte. “Existe situação em que o motorista faz algum tipo de fretamento e não fere a lei. Basta que o veículo esteja em condições e os documentos estejam em dia. Mas, em muitos casos, o que se vê é o transporte irregular de passageiros, com vans se passando por ônibus”, revela Warley Miranda.Fatalidade Conforme informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o hábito de muitos usuários de viajar no chamado transporte clandestino pode ser fatal em muitos casos. “Com certeza pode haver uma fatalidade, já que geralmente as vans e ônibus alternativos não se submetem a fiscalização e nem sempre transitam dentro das normas de segurança”, completa o presidente da Cootransesp.Ele lembra que a cooperativa sempre faz campanhas para que as pessoas que optam por utilizar transportes terrestres se certifiquem de que a van ou ônibus esteja cadastrado. “O grau de segurança de um ônibus que faz um transporte regular é infinitamente maior do que o clandestino, por exemplo, daí a importância de verificar o veículo fora da rodoviária”, avalia Warley Miranda.
Roberto Bertozi


Na garagem da cooperativa, vans credenciadas e que pretendem fazer fretamento nas férias passam por revisão
VistoriaTodos os veículos alternativos que fazem transporte de passageiros no Vale do Aço já começam a passar por vistorias. Alguns motoristas adiantam o processo para aproveitar o período de férias e fazer fretamento, enquanto outros já pensam na vistoria antes da volta às aulas, no ano que vem.“Uns já querem antecipar e rodar com o carro em perfeitas condições”, frisa Warley Miranda. A vistoria começa, em Ipatinga, no dia 14 de janeiro. Os proprietários devem ir ao pátio da Suplan, na rua Simon Bolívar, 719, Cidade Nobre. Outros esclarecimentos podem ser obtidos na Seção de Transportes Especiais, pelo telefone 3829-8529.IrregularPassageiros que utilizam o transporte irregular dizem que são atraídos pelo preço, já que o valor cobrado é bem inferior ao do transporte regular. Conforme gerentes e proprietários de empresas de ônibus na região, enquanto estão sujeitos a uma série de exigências legais, na maioria dos casos os motoristas de vans não cumprem o que é determinado. “A tarifa cobrada é bem menor que um ônibus e até mesmo de van que estão dentro da lei”, avalia o presidente da Cootransesp, acrescentando que o “importante é combater a clandestinidade”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário