29 de dezembro, de 2007 | 00:00

Revisão antes de pegar a estrada

Antes de sair de férias, motoristas devem checar itens básicos

Wôlmer Ezequiel


O mecânico Teotônio de Souza, especialista em suspensão, diz que é preciso verificar peças consideradas fundamentais para o desempenho do carro
IPATINGA – Aproveitar o feriado de réveillon para curtir o agito das praias brasileiras, esticar até o Espírito Santo e sul da Bahia, ou desbravar o interior de Minas para sossegar na tranqüilidade das cidades históricas. Independentemente de qual destino escolhido para as férias de janeiro, se for viajar de carro é importante ao motorista não esquecer de fazer a revisão do veículo. Quem recomenda o cuidado redobrado é o mecânico Teotônio de Souza, especialista em alinhamento, balanceamento, suspensão e sistema de freios.Conforme o mecânico, não basta apenas encher o tanque de gasolina, calibrar os pneus e pegar a estrada. “Numa viagem em que o motorista vai dirigir por uma distância muito grande, o ideal é conferir freios e fazer a revisão dos pneus, como balanceamento e alinhamento. Isso diminui os desgastes e, no caso dos freios, pode evitar acidentes”, explicou o especialista, com 23 anos de experiência no ramo.FiscalizaçãoCom a crise no sistema de aviação brasileiro e os intermináveis atrasos nos aeroportos, as rodovias estaduais e federais continuam sendo o caminho mais utilizado pelos brasileiros para viajar nesta época. A partir dessa constatação, durante o feriado de final de ano a Polícia  Rodoviária Federal e a Estadual vão fiscalizar as principais vias em todo o país, o que leva os motoristas a conferirem itens básicos de segurança a fim de evitar uma multa. “Extintor de incêndio, cinto de segurança, faróis e parte elétrica, além de contribuírem com a segurança, são importantes para que a condução do automóvel seja feita com maior perícia possível”, orienta a PRF.Em relação aos cuidados com o carro, o mecânico Teotônio de Souza explica que é preciso redobrar a atenção nas estradas e no cuidado com o carro. “É importante verificar o óleo, a água do radiador para evitar aquecimento, o sistema como um todo. As dicas quase sempre são as mesmas, mas as pessoas devem ter a consciência de que uma revisão malfeita pode custar a vida. Então, antes de pegar a estrada, planeje todo o percurso e verifique todos os detalhes”, esclarece o mecânico. Dicas e recomendações Planejamento da viagem - O motorista deve procurar se informar sobre as distâncias que vai percorrer, as condições do tempo na sua rota, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer sua documentação e do veículo;  Veículo em dia - Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis conferidos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de pára-brisa e luzes do veículo;  Pausas para descanso - O condutor deve programar paradas a cada três horas. Quem se expõe muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da “hipnose rodoviária”, na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;  Período noturno - Evitar circular à noite. Além da redução da visibilidade, é o horário que os delinqüentes mais se aproveitam para a prática de crimes. Ademais, em caso de pane, o socorro mecânico é sempre mais lento;  Previsão do tempo - Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o tempo no endereço www.inmet.gov.br;  Atenção redobrada - Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Tais placas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer à sinalização local. Custo de revisão pode variar em até 200%Quem tem carro e mora em Ipatinga, certamente já passou por isso. Um simples serviço pode ter uma variação de preço em mais de 200%. Em alguns casos, como o reparo de um vazamento de óleo hidráulico, numa recondicionadora de renome no Vale do Aço não sai por menos de R$ 500. Enquanto isso, numa casa especializada em vazamento de óleo da direção hidráulica, o serviço, com garantia de seis meses, fica por “apenas” R$ 130.A diferença pode ser explicada, segundo especialistas, pela forma como o cliente se apresenta na hora de falar sobre o problema do carro e pela condição financeira aparente de quem requisita o serviço. “Já existe uma idéia de que os mecânicos sempre aproveitam da ingenuidade dos clientes para ganhar um dinheiro a mais, inventar serviço onde não existe e recuperar algum investimento na oficina. Seria interessante escolher um mecânico de confiança. A fidelidade, nesses casos, é muito importante”, avalia o economista Roger Castro.Outro exemplo de diferença de preços está no serviço de esgotamento de água do radiador, importante para evitar aquecimento do motor, especialmente para quem vai percorrer grandes distâncias no feriado. Enquanto em alguns postos de Ipatinga o preço varia de R$ 35 a R$ 70, numa casa especializada em radiadores o serviço sai por R$ 20. “Casas especializadas costumam ter preços mais em conta, já que compram produtos abaixo do preço de mercado e os mecânicos já conhecem o problema, resolvendo-o de maneira rápida e eficiente”, explica o economista.Mais rigor na fiscalizaçãoDA REDAÇÃO - Diante do grande número de mortes nas rodovias federais durante o Natal (196), o ministro da Justiça, Tarso Genro, determinou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que torne ainda mais rigorosa a fiscalização na operação “Ano Novo”, que começou à zero hora de ontem. A reação imediata da PRF à ordem do ministro foi o aumento de blitzen nas rodovias, a redistribuição do efetivo de 9,7 mil policiais em pontos críticos e a otimização dos recursos tecnológicos para inibir os excessos de velocidade e de embriaguez do motorista. Serão utilizados 500 radares móveis (90 de última geração) e realizados testes de alcoolemia - agora por meio do etilômetro, equipamento mais preciso e sofisticado que o popular bafômetro. O etilômetro aponta o nível etílico da pessoa e emite comprovante impresso, que é anexado ao Auto de Infração. O equipamento consegue identificar indícios de embriaguez ainda que o motorista não saia do veículo ou se recuse a soprar o aparelho. A PRF vai utilizar 400 etilômetros.
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