Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de dezembro, de 2007 | 00:00

700 formandos com recursos do FAT

Cursos de qualificação ampliam perspectivas de jovens da região

Fotos: Wôlmer Ezequiel


Na noite de segunda-feira, 700 alunos de cursos profissionalizantes oferecidos pela Associação Ação Social Pela Vida (AASV) receberam diplomas
IPATINGA - Na noite de segunda-feira, 17, 700 jovens receberam uma espécie de passaporte para o mercado de trabalho. Em solenidade realizada no salão do Ipaminas, aconteceu a entrega de certificado aos alunos dos 18 cursos profissionalizantes oferecidos pela Associação Ação Social Pela Vida (AASV), utilizando o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do governo federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Ação Social (Sedese). As atividades tiveram início em outubro e atenderam sete municípios do Vale do Aço. De acordo com a diretora do projeto social e deputada estadual Rosângela Reis, 20% dos alunos já ingressaram no mercado de trabalho. Entre os presentes na formatura estava o assessor da Sedese, Jurandir Alonso Oliveira. O representante do Estado se declarou impressionado com a quantidade de alunos atendidos pelos cursos. “É uma alegria estar aqui representando o Governo. O volume de formandos representa muito pra nós. Esperamos que governo federal, Estado e município, apoiados pelos parceiros, viabilizem muitos outros cursos. É esse o caminho para minimizar a miséria e o desemprego. Esperamos que esta parceria tenha vida longa”, declarou. A idealizadora do projeto destacou o envolvimento das comunidades que receberam os cursos e espera que a parceria com os órgãos públicos se estenda. “O trabalho foi fantástico, com excelente resultado. Mobilizamos várias comunidades e sabemos que preparamos esses alunos com qualidade para o mercado de trabalho. E 20% desses alunos já estão trabalhando. Então, para nós foi um êxito e tenho certeza que esta é uma parceria de muitas outras que virão”, frisou. Conforme Rosângela Reis, em 2008 serão viabilizados cursos técnicos de Sistemas de Informação e Mecânica Industrial, com o oferecimento de 180 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo site www.educacao.mg.gov.br, ou na sede do projeto, localizado na avenida Londrina, nº 285, no Veneza II. Na opinião da deputada, proporcionar qualificação profissional é uma forma de fazer a comunidade da região caminhar junto com o crescimento das empresas que estão em fase de expansão. “Vivemos hoje em uma época de crescimento do país, de expansão de empresas na região. Acreditamos que o indivíduo só cresce através da educação. Temos buscado igualar esse processo com o crescimento do indivíduo”, salientou Rosângela Reis.

Ronilson Elberto
Expectativa de emprego e busca de especializaçãoA maioria dos alunos formandos encontrou nos cursos uma boa oportunidade de conseguirem qualificação, haja vista que o sonho de fazer o curso superior ainda é inalcançável. Com o diploma nas mãos, as perspectivas para o futuro melhoraram. É o caso de Ronilson Elberto de Andrade, de 18 anos, que reside em Santana do Paraíso. Ele fez o curso de caldeiraria e acredita que, em breve, estará empregado. “Adorei o curso. Agora com a qualificação espero entrar no mercado o mais rápido possível. Já estou à procura de trabalho. Com a expansão da Usiminas, por exemplo, posso me candidatar a uma vaga na empresa com possibilidades de ser chamado. Já conclui o 2º grau. Agora, pretendo fazer outros cursos para melhorar minha qualificação e ampliar as possibilidades de obter emprego”, disse.Os formandos Josimar Correia Cerqueira, 17 anos, de Santana do Paraíso, e Adriana Dias, 27 anos, do Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, estão no mesmo time de Ronilson. O primeiro também fez o curso de caldeiraria e pretende se especializar na área. “O curso de caldeiraria é muito bom. Ano que vem vou procurar um curso mais avançado e batalhar por uma vaga no mercado de trabalho”, anseia. Já Adriana cursou secretariado. Ela que já é qualificada em informática espera se torna ainda mais competitiva no mercado de trabalho. “O curso é excelente; por enquanto não consegui emprego, mas pretendo unir o aprendizado com os de outros cursos que tenho, como informática, para aumentar as chances de conquistar um emprego. As perspectivas para 2008 são boas. Estou bem confiante, e também penso em fazer um curso técnico”, comentou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário