13 de dezembro, de 2007 | 00:00

Construção de linguagens

Projeto otimiza aprendizado nas escolas de Fabriciano

Otávio Cupertino


Em 2007, o método foi ampliado para toda rede pública municipal: atividades coletivas
FABRICIANO - Criatividade, fantasia, escrita, leitura e conhecimento. Essas são as palavras-chave do projeto “Construção de Linguagens Essenciais” (CLE), implementado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, nas escolas da rede pública municipal. O CLE consiste em desenvolver com os alunos a prática da leitura a partir de obras literárias, que são discutidas, interpretadas e recontadas nas salas de aula. Os professores capacitados para as atividades pedagógicas recebem certificado hoje, às 19h, no Centro de Arte e Educação, no Melo Viana. Na solenidade, presenças do prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (PT), do governador do Rotary Clube – Distrito 4520.20, Aluísio Alberto da Cruz Quintão, e do coordenador do projeto “Farol do Saber”, do Rotary Clube Coronel Fabriciano–Norte, Benedito Pacífico da Rocha. O Rotary é parceiro do projeto e o convênio com a Prefeitura foi firmado em 2005. Também denominado “Projeto Lighthouse”, o método já foi desenvolvido e financiado pelos rotarianos na Tailândia.InteraçãoEm 2006, a metodologia CLE começou a ser trabalhada no município, inicialmente em quatro escolas. Em 2007, ela foi ampliada para toda rede pública municipal. A proposta do método é desenvolver as atividades de forma coletiva. Nesse sentido, todos têm a oportunidade de participar da elaboração do “livrão”, que marca a conclusão do projeto. Depois de pronto, o trabalho é apresentado em outras escolas, através de dramatização e exposição dos “livrões”, promovendo a interação de toda a rede de ensino municipal.São contemplados com a metodologia todos os alunos de cinco a dez anos (1º ao 2º ciclo e educação infantil). O CLE trabalha a oralidade e a dramatização como forma de aprofundar e interiorizar o conhecimento adquirido. A experiência tem melhorado o desempenho dos alunos e fortalecido a relação entre estudantes e escola.O professor tem liberdade para aplicar a metodologia em diferentes áreas: português, literatura, história, geografia ou matemática. As atividades abordam, por exemplo, discussões sobre comportamento, relação entre familiares, noções de espaço e cultura afro-brasileira. O CLE é dividido em cinco passos: leitura compartilhada do texto, compreensão do significado do texto, negociação de um texto coletivo, confecção do livro coletivo e atividade lingüística através do jogo. MotivaçãoA secretária municipal de Educação, Glória Giudice, ressalta que o objetivo principal é facilitar a alfabetização dos alunos. “Não somente sabendo ler e escrever, mas sabendo interpretar os textos”, observou. “É um incentivo a mais para o aprendizado das crianças. O projeto mudou a rotina das escolas”, concluiu. Evento Além da entrega dos certificados do CLE aos professores, capacitados em 180 horas sobre “Construção de Linguagens Essenciais”, a solenidade desta quinta-feira terá apresentações dos alunos das escolas municipais. Também serão certificados os educadores capacitados no curso “Educação para o Pensar”, com carga horária de 250 horas.
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