PREF BELO ORIENTE MAIO LARANJA 02 - 728X90

13 de dezembro, de 2007 | 00:00

Morre Stelo Aleixo

Contabilista atuante após aposentaria, lutava pelos direitos dos idosos

Reprodução


Stelo Aleixo: ferrenho defensor dos direitos dos aposentados
TIMÓTEO - Foi sepultado ontem à tarde, no Cemitério-Jardim da Saudade, o corpo do delegado do Conselho Regional de Contabilidade e ex-presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Stelo Aleixo de Castro. Aos 83 anos, “Seu Stelo” como era conhecido, ainda trabalhava no escritório de contabilidade, localizado na Alameda 31 de Outubro, no Centro Comercial de Timóteo. Nascido em Ouro Preto em 16/07/1924, Aleixo passou a juventude em Nova Lima e mudou-se para Timóteo em 1957. Durante 50 anos, Stelo Aleixo trabalhou na Acesita e, quando se aposentou por tempo de serviço, passou a trabalhar no escritório de contabilidade. Atualmente, era delegado do Conselho Regional de Contabilidade em Timóteo. Presidiu a Associação dos Aposentados e Pensionistas de 1989 a 1998 e ainda atuava como conselheiro da Confederação Nacional dos Aposentados. Era combativo nos movimentos de defesa dos interesses dos aposentados, mas morreu sem ver corrigidas as injustiças das quais reclamava com freqüência: perdas de até 50% nos benefícios para quem ganha mais de dois pisos previdenciários, cumprimento do estatuto do idoso e a instalação e funcionamento pleno dos Conselhos Municipais do Idoso. AmizadeEm Coronel Fabriciano, o mecânico de ciclomotores Geraldo Matos Domingos lamenta a morte de Stelo Aleixo. Conhecido de longa data de Aleixo, desde os tempos de Acesita nos anos 70, o mecânico afirma que perdeu um grande amigo. “Era uma pessoa ótima, que vai deixar saudade. Um sujeito religioso e prestativo. Infelizmente, Deus o chamou, como fará com todos nós algum dia”. Freqüentador assíduo de uma turma que se reúne religiosamente há 30 anos todos os domingos na feira livre do bairro Timirim, da qual Stelo Aleixo também participava, Geraldo Matos afirma que a ausência de mais um amigo entristece a todos. “Ficará sem a alegria que ele levava constantemente. Sempre após a missa ele costumava passar por lá, onde ficava algum tempo conosco”.O delegado seccional do Conselho Regional de Contabilidade, Otarcízio José Dutra, destaca que, além de uma pessoa amiga, Stelo Aleixo também era um profissional exemplar. “Ele apoiou a instalação do Sindicato dos Contabilistas no Vale do Aço, sempre lutava por conquistas da classe contábil e tinha uma visão de formação e desenvolvimento dos profissionais da área”, afirma.
Alex Ferreira


Os irmãos Elton e Edson de Castro. Filhos de Stelo Aleixo dizem que honestidade é o grande exemplo deixado pelo pai
Exemplo de vidaStelo Aleixo morreu terça-feira à noite, aos 83 anos, vítima de complicações intestinais. O filho Edson de Castro conta que, há 15 dias, ele começou a reclamar de dores abdominais. A família desconfia que seu problema de saúde era mais antigo, mas ele evitava informá-lo, o que fez só quando a situação piorou. “Desde então nós o internamos na Unidade II do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, onde foi muito bem atendido, mas infelizmente não resistiu e nos deixou”, diz Edson. Para outro filho, Elton Figueiredo de Castro, seu pai deixou um grande exemplo de vida. “Honestidade. É o que mais me faz lembrar dele. Persistência no trabalho, cultivo de amizades por todos os lugares por onde passou”, completa Elton, lembrando das viagens que o pai fazia Brasil afora na luta em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas. Junto com Edson e Elton, Stelo Aleixo deixou esposa e mais cinco filhos.Alex Ferreira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário