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28 de novembro, de 2007 | 00:00

Professores fazem protesto na PMI

Wôlmer Ezequiel


Os professores querem alterar os critérios adotados para distribuição de aulas
IPATINGA - Na tarde de ontem, professores da rede pública de ensino compareceram ao prédio da Prefeitura para protestar contra a distribuição do quadro de funcionários determinada recentemente pela Administração Municipal. A manifestação objetivou promover uma discussão entre o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) e a Secretaria Municipal de Educação, no sentido de rever os critérios usados na distribuição dos cargos. A maioria dos manifestantes usava nariz de palhaço.   Conforme um dos manifestantes, o professor de língua inglesa e português, Joerson Eustáquio Gomes, este ano foi determinado que cada funcionário escolhesse dois cargos, obedecendo à ordem de matrícula. “Com isso, pessoas que estão sendo inseridas na rede através de concursos públicos ficarão prejudicadas. Dá-se o direito de a pessoa escolher para onde quer ir, em detrimento dos concursados. Um funcionário novato só terá direito de escolher um segundo cargo caso sobrem vagas”, explica o professor. A categoria também se queixa de outras questões. Conforme Joerson, a PMI  trocará professores de bibliotecas e do Inclusão Digital por estagiários. Em reunião com a SME, o Sind-UTE formalizou todas as reivindicações. Conforme a diretora do sindicato, Feliciana Alves do Vale Saldanha, os pontos principais a serem abordados são uma alternativa mais justa da distribuição de aulas e que a categoria continue responsável pelas aulas nas bibliotecas e no Inclusão Digital. “Pela maneira como estão sendo propostas, a composição da rede pública irá desfazer vínculos entre professores, alunos e comunidade, e essa mudança será prejudicial não só à categoria, mas aos estudantes de maneira geral”, finaliza Saldanha.  Outro ladoNa noite de ontem, a Assessoria de Comunicação da PMI informou que a Administração aguardava melhor avaliação dos fatos para decidir sobre a conveniência de um pronunciamento.
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