EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

20 de outubro, de 2007 | 00:00

Projeto prevê extinção de cães da raça pitbull

Álbum de criador


Projeto de lei proíbe a reprodução de cães
IPATINGA - A reunião da Câmara de Ipatinga, na próxima segunda-feira, vai colocar em discussão e votação o projeto de lei que trata da comercialização, reprodução, criação e condução de cães da raça pitbull e de outras consideradas perigosas. A proposição é clara e proíbe, no artigo 2°, a comercialização e reprodução dos cães da raça pitbull, ou dela derivados, em todo o município. O artigo 3° ainda torna obrigatória a esterilização de todos os animais da raça pitbull existentes no município. Os proprietários terão 120 dias de prazo, a partir da publicação da lei, para efetuarem a esterilização. A posse vai depender da comprovação da esterilização e mediante registro junto ao setor público competente.  Caso seja aprovada, a proposição ainda prevê a proibição dos cães da raça pitbull em locais públicos de qualquer natureza e só poderão ser transportados e conduzidos mediante uso de guia com enforcador, mordaça ou focinheira. Pessoas com menos de 18 anos ficarão proibidas de conduzir os animais. A exemplo do que já prevê uma lei estadual neste sentido, os cães deverão ter coleiras com a inscrição do seu número de registro.Prevenção Na justificativa do projeto, o Executivo alega que pretende prevenir os ataques de pitbulls e outras raças consideradas perigosas e eliminar sua presença no município a médio prazo. “Esse projeto segue medida semelhante adotada na Inglaterra e na França”, informa o texto. Aos infratores, a matéria prevê multa de 300 UFPIs (Unidade Fiscal Padrão de Ipatinga. Uma Unidade equivale a R$ 59,23), cobrada em dobro em caso de reincidência, além da apreensão do animal e a obrigatoriedade de reparar ou compensar os danos causados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Alice

03 de março, 2024 | 23:49

“4 pitbull escapou de uma residencia em Peruíbe.
Minha irmã passeando com nosso cachorro .quando ela viu os 4 vim na direção dela ela correu abril .portao da casa dela. Mas nao deu tempo de fechar mesmo assim .ele conseguiu morder meu cachorro e ela caiu por Deus apareceu 3 homem conseguiu ajudar ela .
Ela quase teve um infarto.
De verdade essa raça é perigosa Mata até pessoa .”

Maria de Fatima

25 de janeiro, 2024 | 14:01

“Precisa extinguir tutores irresponsáveis que não tem a mínima condição física, psicológica e financeira de ter um cão dessa raça, isso sim.
São cães companheiros, amáveis, dóceis, obedientes. Mas, infelizmente, existe esses tutores irresponsáveis. Não é a raça e sim o ser humano o monstro.”

Ricardo

08 de agosto, 2023 | 14:01

“Certissimo, não existe necessidade de ter um Pitbull. Quer cachorro adota um viralata.”

Envie seu Comentário