20 de outubro, de 2007 | 00:00

Portadores de deficiência debatem conselho municipal

IPATINGA - Representantes das pessoas com deficiência município debateram, na última quinta-feira, 18, o processo de escolha dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Ipatinga (CMDPDI). O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e tem como objetivo a luta pelos direitos e a representação da pessoa com deficiência em Ipatinga. O encontro teve a participação de representantes da Associação dos Portadores de Deficiência de Ipatinga (Adefi), Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa) e do Projeto ComTato, que trabalha educação com deficientes visuais. O projeto de lei que cria o conselho foi aprovado em 21 de setembro, no Dia Nacional de Luta pela Pessoa com Deficiência. De acordo com Regina Alvarenga, da Secretaria de Ação Social, a aprovação da lei foi o primeiro passo para uma série de conquistas em favor das pessoas com deficiência. “O conselho dará suporte às pessoas mais simples, que não têm privilégios, definindo políticas de assistência para atingir toda a população de portadores de deficiência”, disse.Para Eustáquio de Oliveira, representante da Adefi, o conselho poderá resolver questões simples, que geralmente não têm representatividade junto aos órgãos oficiais. Os conselheiros serão representantes das entidades que atuam no município, podendo fiscalizar os recursos públicos direcionados às políticas voltadas para os portadores de deficiência. O órgão vai se encarregar, também, de promover a integração cultural das entidades, além de receber denúncias de preconceito que serão apuradas e levadas às instâncias judiciais.Eleição“O conselho é um instrumento técnico que irá beneficiar as pessoas com deficiência a médio e longo prazos, e algumas vezes a curto prazo também”, analisou Eustáquio de Oliveira. A eleição para definição dos seis conselheiros titulares e seis suplentes do Conselho acontecerá na Câmara Municipal de Ipatinga, dia 03 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional de Luta pela Pessoa com Deficiência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Darlan Andrade

09 de janeiro, 2018 | 17:24

“Boa tarde, vocês acham que nossos direitos estão sendo respeitado,tenho perda auditiva bilateral,E sofro a 5 anos com uma oficina barulhenta ao lado da minha casa e o que o município fez por mim nada,preciso de sossego para estudar. Á prefeitura Municipal de Ipatinga está violando a lei que protege pessoas com deficiência,foi comprovado que o barulho emitido por essa oficina está acima do permitido por lei, mesmo a prefeitura sabendo que a oficina funciona em uma área totalmente residencial não fez e não faz nada.E aí?”

Envie seu Comentário