18 de outubro, de 2007 | 00:00
Frente defende a duplicação da 381
BELO HORIZONTE - A Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381, aberta na noite de terça-feira, 16, na Assembléia Legislativa, vai acompanhar todas as fases de execução da obra que irá beneficiar as regiões Central e Leste de Minas. Presidida pela deputada estadual Rosângela Reis (PV), a Frente tem a adesão de 70 parlamentares de todos os partidos.Idealizadora da mobilização na Assembléia Legislativa, a deputada Rosângela Reis afirma que o principal objetivo é somar força política” para garantir a conclusão das obras no trecho de 308 quilômetros que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Os recursos para execução do projeto, inicialmente calculados em R$ 1,6 bilhão, já estão garantidos pelo governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Atualmente, as obras estão paralisadas pela ausência de uma licença ambiental ainda não concedida pelo governo estadual. A nossa primeira medida efetiva será agendar um encontro com o secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, para garantir agilidade na liberação da licença e acabar com esse impasse”, adiantou Rosângela Reis.A presidente da Frente Parlamentar explicou que o trabalho de acompanhamento e fiscalização das obras será cumprido em diversas etapas. Estaremos atentos a todos detalhes, desde as licitações e assinaturas de contratos, até as desapropriações que vão ocorrer às margens da rodovia e os estudos de impacto ambiental e social que envolvem o projeto”, salientou a deputada, destacando que a duplicação vai trazer desenvolvimento econômico e social para a região mas a nossa preocupação maior é garantir a proteção da vida”.Estudo técnicoNa BR-381 circulam, em média, 15 mil veículos por dia, sendo a principal via de escoamento da produção de Minas Gerais para os estados de São Paulo e norte do Espírito Santo. Durante a solenidade de abertura da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381, o representante do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit-MG), Maurício de Lana, apresentou os estudos de viabilidade técnica das obras. O trabalho, bastante elogiado pelos deputados, levou em conta as questões ambientais, econômicas e financeiras. Segundo ele, as obras irão reduzir brutalmente os acidentes, assim como o tempo das viagens. Iremos duplicar dois terços da estrada e temos a convicção de que, para cada R$ 1 investido, teremos R$ 2 de retorno”, afirmou. As obras devem ser iniciadas no final de 2008, com previsão de entrega em 2011.
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