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18 de outubro, de 2007 | 00:00

Frente defende a duplicação da 381


Frente articula apoios para transformar em realidade a duplicação da 381
BELO HORIZONTE - A Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381, aberta na noite de terça-feira, 16, na Assembléia Legislativa, vai acompanhar todas as fases de execução da obra que irá beneficiar as regiões Central e Leste de Minas. Presidida pela deputada estadual Rosângela Reis (PV), a Frente tem a adesão de 70 parlamentares de todos os partidos.Idealizadora da mobilização na Assembléia Legislativa, a deputada Rosângela Reis afirma que o principal objetivo é “somar força política” para garantir a conclusão das obras no trecho de 308 quilômetros que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Os recursos para execução do projeto, inicialmente calculados em R$ 1,6 bilhão, já estão garantidos pelo governo federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).Atualmente, as obras estão paralisadas pela ausência de uma licença ambiental ainda não concedida pelo governo estadual. “A nossa primeira medida efetiva será agendar um encontro com o secretário de Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho, para garantir agilidade na liberação da licença e acabar com esse impasse”, adiantou Rosângela Reis.A presidente da Frente Parlamentar explicou que o trabalho de acompanhamento e fiscalização das obras será cumprido em diversas etapas. “Estaremos atentos a todos detalhes, desde as licitações e assinaturas de contratos, até as desapropriações que vão ocorrer às margens da rodovia e os estudos de impacto ambiental e social que envolvem o projeto”, salientou a deputada, destacando que a duplicação vai trazer desenvolvimento econômico e social para a região “mas a nossa preocupação maior é garantir a proteção da vida”.Estudo técnicoNa BR-381 circulam, em média, 15 mil veículos por dia, sendo a principal via de escoamento da produção de Minas Gerais para os estados de São Paulo e norte do Espírito Santo. Durante a solenidade de abertura da Frente Parlamentar em Defesa da Duplicação da BR-381, o representante do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit-MG), Maurício de Lana, apresentou os estudos de viabilidade técnica das obras. O trabalho, bastante elogiado pelos deputados, levou em conta as questões ambientais, econômicas e financeiras. Segundo ele, as obras irão reduzir brutalmente os acidentes, assim como o tempo das viagens. “Iremos duplicar dois terços da estrada e temos a convicção de que, para cada R$ 1 investido, teremos R$ 2 de retorno”, afirmou. As obras devem ser iniciadas no final de 2008, com previsão de entrega em 2011.
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