18 de outubro, de 2007 | 00:00

Moderno terminal de cargas

Expansão do Aeroporto da Usiminas é prioridade do governo estadual

Wôlmer Ezequiel


Ampliação prevê terminal de cargas ajustado à demanda dos conglomerados industriais da Região Metropolitana
PARAÍSO - A ampliação do Aeroporto da Usiminas, localizado próximo ao Distrito Industrial de Santana do Paraíso, é uma realidade cada vez mais próxima. Para que os investimentos do governo do Estado, através do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero) e da iniciativa privada, possam sair do papel, é necessário que a Usiminas mantenha seu projeto de expansão e que o município discuta as viabilidades da obra e realize as intervenções necessárias.Conforme o gerente do Proaero, Júlio César Diniz de Oliveira, fazem parte dos investimentos a ampliação da pista, o aumento da capacidade do aeroporto e a construção de um novo terminal de passageiros “A intenção é transformar o aeroporto de Santana do Paraíso em um terminal de cargas. No estudo realizado na região, constatamos que, além da modernização do terminal de passageiros, precisamos atender as demandas dos grandes conglomerados industriais, como é o caso da Região Metropolitana do Vale Aço”, destacou.O gerente do Proaero, juntamente com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas (Setop), Usiminas e da Prefeitura Municipal, participaram no início da semana de uma audiência pública para discutir a ocupação e o uso do solo no entorno do aeroporto. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores do Paraíso.Segundo Júlio de Oliveira, Paraíso já consta na relação dos municípios que serão contemplados com a reforma e ampliação de aeroportos com investimentos do Proaero. “No próximo dia 23 deve ser publicado o edital de licitação para contratação dos projetos para vários aeroportos em Minas e Santana do Paraíso já está contemplado neste edital”, adiantou.PlanejamentoO aeroporto da Usiminas exerce uma atividade estratégica ao contribuir para desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço. “Santana do Paraíso, como parte integrante do contexto, tem como responsabilidade adequar o ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano referente ao aeroporto”, afirmou o prefeito Joaquim Correia de Melo, o Kim (PT). Em relação aos investimentos, o gerente do Proaero disse que é preciso cumprir uma série de questões legais, jurídicas e institucionais. “Quando estiverem concluídas todas as reformas, o aeroporto de Santana do Paraíso passará a funcionar 24h por dia. Por isso é importante que a Prefeitura cumpra sua parte, fazendo a fiscalização da ocupação e do uso do solo ao seu entorno para evitar que aconteçam situações que coloquem em risco a aviação na região”, salientou Júlio Oliveira.Reformas devem girar em torno de R$ 20 milhõesO gerente do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero) informou que dos 151 aeroportos no Estado, 85 vão receber melhorias. “Ainda não há nada de concreto, mas por alto calculamos que deverão ser investidos cerca de R$ 20 milhões nas melhorias do aeroporto de Santana do Paraíso”, revelou Júlio Oliveira.O prefeito Kim acredita que a Administração tem a maior parcela de responsabilidade na fiscalização e no acompanhamento da ocupação das áreas localizadas no entorno do aeroporto. “A omissão da Prefeitura pode representar uma grande ameaça para a operação das aeronaves. Tendo em vista esta preocupação, já apresentamos na Câmara um projeto de lei que dispõe justamente sobre o zoneamento de uso do solo na área do entorno do aeroporto”, explicou.
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