EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

17 de outubro, de 2007 | 00:00

Lixo invade Distrito Industrial

Empresas são acusadas de permitir que funcionários deixem restos de alimentos e sujeira em local impróprio

Fotos: Bruno Jackson


Funcionária da Lavanderia Minas Brasil mostra a sujeira em frente à empresa
IPATINGA - Empresários do Distrito Industrial, próximo ao bairro Veneza II, estão insatisfeitos com a sujeira que vem se alastrando em algumas áreas. A supervisora da Lavanderia Industrial Minas Brasil, Ivana da Silva Cesário, autorizada pela empresa a fazer a denúncia, disse que é comum funcionários de outras empresas almoçarem e jogarem embalagens de marmitex, copos descartáveis e sacolas plásticas pelas ruas ou em locais inapropriados. A área próxima à Lavanderia Minas Brasil é a mais prejudicada, principalmente porque ao lado há uma construção inacabada cujo entorno se transformou em depósito de lixo. “Todos os dias, a parte da frente da nossa empresa está toda suja. Funcionários de outras empresas almoçam e depois jogam o marmitex e outros lixos na rua e em um lote ao lado. Próximo daqui também há uma construção,  onde os operários da obra deixam resto de saco de cimento, papelão e outras sujeiras de qualquer maneira”, reclama Ivana Cesário. A supervisora afirma que a Lavanderia Minas Brasil possui refeitório e que as outras empresas deveriam seguir o mesmo padrão. “Nossos funcionários não almoçam na rua, temos local próprio e todo o lixo gerado é coletado de forma adequada. Infelizmente, não são todas as empresas que têm essa iniciativa aqui no Distrito Industrial”, defende a supervisora, acrescentado que a Lavanderia Minas Brasil tem custos extras com limpeza de lixo gerado fora da empresa. “Já pagamos serviço terceirizado para limpar o lote onde está a construção abandonada ao lado. Lá a gente acha de tudo, até preservativo. Inclusive, acho que o imóvel em fase de construção tinha que ser murado, porque se tornou muito perigoso para quem transita por aqui, especialmente à noite”, ressalta.ResponsabilidadeAs empresas Mill Estruturas Para Eventos e Zum Lavanderia são as principais acusadas de contribuírem com a poluição do Distrito Industrial. O DIÁRIO DO AÇO conversou com Mário Luiz, proprietário da Zum, que contesta a informação de que os funcionários de sua empresa estejam sujando qualquer área. “O pessoal da Zum é aplicado e educado, a julgar pela frente da empresa, que está limpa. Temos local apropriado para depositar o lixo. Além disso, meus funcionários, por iniciativa própria, plantaram árvores em frente à empresa, o que mostra a responsabilidade ambiental deles. Estão todos de parabéns”, rebate Mário Luiz. A reportagem tentou falar com os proprietários da Mill Estruturas Para Eventos, na manhã de ontem. Contudo, segundo a recepcionista da empresa, que se identificou como Sabrina, eles estavam em reunião. Sabrina repassou o recado para que os proprietários entrassem em contato com a redação do jornal. Porém, até o fechamento desta edição, não foi dado nenhum retorno por parte da empresa.

O entorno de uma construção inacabada no Distrito Industrial se transformou em depósito de lixo
Prefeitura confirma realização de limpezaA Lavanderia Minas Brasil também alega que a Prefeitura de Ipatinga, através da Vital Engenharia – concessionária de serviços de limpeza urbana do município – não estaria dando o suporte necessário à limpeza urbana do Distrito Industrial. “A Prefeitura tem que fazer a sua parte, mas ela não está promovendo a limpeza adequada no município”, critica Ivana Cesário, informando que a empresa já procurou a Administração para fazer um trabalho de conscientização no Distrito Industrial, visando minimizar a poluição. Conforme o gerente de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Carlos Alberto, o suporte ao Distrito Industrial tem sido eficaz. “A Fiscalização de Obras e Posturas vem realizando as visitas periódicas no local e, há poucos dias, a área estava bem limpa, a capina e a coleta de lixo foram realizadas. Para nós é uma surpresa esse tipo de reclamação. Mas vamos aumentar a fiscalização no sentido de que a ordem volte”, confirma o gerente. “Em relação ao ponto próximo à Lavanderia Minas Brasil, esse local será limpo ainda na tarde de amanhã (hoje) e, com certeza, a equipe da PMI vai intensificar sua ação no local para descobrir quem está cometendo atos de vandalismo”, completa.De acordo com Leomar dos Santos, gerente de Limpeza Urbana da Sesuma, a coleta de lixo no Distrito Industrial sempre respeitou o cronograma. “A coleta é realizada sempre às terças, quintas e sábados, na parte da tarde, entre 16h30 e 17h30, quando os caminhões passam recolhendo o material. E também realizamos a varrição mecanizada de todo o Distrito Industrial, sempre aos sábados”, informa. Conscientizar para melhorar o ambientePara o gerente de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Carlos Alberto, a conscientização dos empresários no Distrito Industrial é primordial para diminuir o problema de poluição e sujeira no local. Ele também admite que a Prefeitura deve fazer um trabalho de conscientização no Distrito. “A conscientização é a melhor arma que a gente tem. E devemos fazer um trabalho permanente, mostrando aos empresários e funcionários que os danos gerados pelo lixo recaem sobre os próprios usuários, porque eles convivem diariamente no local. Trabalhar em local limpo é bem melhor, principalmente, para evitar a propagação de doenças, ratos e todos os tipos de insetos que podem afetar a saúde dos próprios trabalhadores”, enfatiza.Bruno Jackson
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário