Expo Usipa 2024 02 - 728x90

30 de setembro, de 2007 | 00:00

Experiência tem aprovação de alunos

Colégio São Francisco realiza a sexta edição do Investigando a Noite

Bruno Jackson


Os alunos não se cansam de relembrar as brincadeiras pelo entorno da escola
IPATINGA - Mais de 90 alunos, entre oito e nove anos, do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), do bairro Cariru, trocaram a cama e o travesseiro pela diversão na noite do dia 21, sexta-feira. A data marcou o VI Investigando a Noite, realizado uma vez por ano com alunos da 2ª série do ensino fundamental. O objetivo do evento é desenvolver as potencialidades e a socialização através de inúmeras atividades, visando fortalecer laços afetivos entre alunos, professores e famílias. A idealizadora do projeto, em 2002, Marinete Almeida, é uma das coordenadoras pedagógicas do CSFX.Para muitos estudantes, foi a primeira oportunidade que tiveram de dormir fora de casa. Basicamente, eles vivenciaram o espaço físico da escola durante a noite. “Os alunos fizeram passeios iluminados por lanternas, vasculhando árvores e plantas. Eles presenciaram uma cigarra saindo do casulo, descobriram um ninho de quero-quero e viram diversos insetos, como cupins, grilos e baratas”, comenta Luciene Nascimento Cardoso, coordenadora pedagógica.Conforme Sônia Mara Nascimento, outra coordenadora do CSFX, as atividades adentraram o sábado, e mesmo assim alguns alunos não chegaram a dormir. “Foram diversas atividades ao longo da noite e que se estenderam pela madrugada. Tudo nas dependências da escola. Houve oficina de biscuit, danceteria, dança das cadeiras, histórias da noite contadas por professores, cama elástica e observação do universo, através de lunetas, que permitiu às crianças ver Marte e uma nebulosa”, conta Sônia. A aluna Rebeca Barbosa Martins, 8 anos, disse que gostou mais da danceteria. Durante o passeio com lanternas pelo entorno da escola, ela diz ter ficado fascinada por alguns insetos. “Gostei muito da danceteria, onde a gente ganhou um cordão que pisca (pulseira de néon). Também gostei dos bichos que a gente viu. As árvores estavam cheias de cigarras”, lembra Rebeca.
Divulgação


As crianças se divertiram durante a maior
FarraDurante as brincadeiras e atividades noturnas, alguns alunos farrearam até esgotarem suas energias. “Nem fiquei com sono, aproveitei tudo. Gostei muito da brincadeira do caça-bomba. Teve uma hora que perdi minha lanterna e tive que andar no escuro. Foi divertido”, diz Arthur Morza Teixeira Martins, 8 anos. Beatriz Antunes da Silva, 9 anos, se divertiu na brincadeira Polícia-e-Ladrão e ficou encantada com o universo. “Foi muito legal olhar a Lua, as crateras dela são grandes, achei interessante. Também observei que a Lua mudava de lugar porque a Terra gira”, comenta.Paulo Roberto Conegundes, 8 anos, foi atraído pelas constelações. “As Três Marias e outros conjuntos de estrelas me chamaram a atenção. Também foi muito bom descobrir os animais à noite. Não fiquei com sono em nenhum momento”, garante Paulo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário