29 de setembro, de 2007 | 00:00

BR-381 precisa de obras emergenciais

Procuradoria solicita ao DNIT urgência em reparos na ‘rodovia da morte’


Para evitar que as estatísticas continuem alarmantes, o MPF determinou que o DNIT cumpra uma série de providências emergenciais
IPATINGA - Técnicos do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) acompanharam, na quinta-feira, 27, a vistoria feita por procuradores do Ministério Público Federal ao longo dos 212 quilômetros que separam Ipatinga e Belo Horizonte através da BR-381. Requerido pelo MP de Ipatinga, o monitoramento também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e percorreu os pontos mais críticos da estrada. Conhecida como “rodovia da morte”, por causa do alto número de motoristas vitimados em acidentes fatais, a BR-381 terá de receber intervenções emergenciais do DNIT, conforme exigência foi feita por Edmar Gomes Machado e Zilmar Antônio Drummond, procuradores da República em Ipatinga e Governador Valadares, respectivamente.Providências      Após a instalação das unidades do MPF nas duas cidades, em maio desse ano, os trabalhos de fiscalização na BR-381 se intensificaram. A partir da vistoria realizada na última quinta-feira, a necessidade de se reforçar a segurança ao longo da rodovia ganhou mais urgência. Primeiramente, os procuradores recomendam a adoção de providências mais simples para melhorar a condição da rodovia.“Sabemos que a solução definitiva é a duplicação da BR-381, cujas obras estão previstas para terminar somente em 2009. Até lá, algumas medidas precisam ser postas em prática de imediato para reverter as estatísticas trágicas da rodovia. Em 2006 foram registradas 130 vítimas de acidentes fatais entre Ipatinga e Belo Horizonte, e até agosto desse ano o mesmo levantamento aponta 78 mortos”, comparou o procurador da República em Ipatinga. Segundo Machado, a vistoria foi guiada através de informações repassadas pela Polícia Rodoviária, que apresentou documentos detalhando os pontos com maior incidência de acidentes e outras informações importantes para diagnosticar onde a estrada merece maior atenção.

Edmar Machado: “O recapeamento da BR-381 também deixou a estrada mais escorregadia em alguns pontos”
IntervençãoDurante a vistoria, a equipe identificou pelo menos 17 trechos que necessita de intervenções imediatas por parte do DNIT. Em Sabará, o Km 424, conhecido como Km 30, é o que apresenta o maior número de ocorrências. De março de 2006 a fevereiro de 2007, foram 78 acidentes, com 22 feridos e dez mortos. Nos trechos da BR-381 que corta o Vale do Aço, os procuradores identificaram vários pontos preocupantes. “Na ponte próxima ao trevo de Jaguaraçu, por exemplo, vimos que existem muitas árvores perto da rodovia, o que pode atrapalhar a visão dos motoristas. E o recapeamento da BR-381 também deixou a estrada mais escorregadia em alguns pontos, por isso precisamos que todas as medidas saiam do papel antes do período chuvoso”, alertou Edmar Machado.SegurançaOs procuradores da República determinaram que o DNIT prepare, até o dia 15 de outubro, um plano para melhorar a segurança no local, solicitando também à Polícia Rodoviária a elaboração de um planejamento para a melhoria da fiscalização. “O técnico do MPF de Brasília que acompanhou a vistoria irá produzir um relatório apontando os pontos críticos e as possibilidades de melhoria. Para que as intervenções recomendadas no relatório sejam atendidas pelo DNIT, a Procuradoria da República poderá fazer uso de instrumentos jurídicos, como Ação Civil Pública ou um Termo de Ajustamento de Conduta”, informou Edmar Machado, adiantando possíveis medidas a serem adotadas, como a colocação de tachões, sonorizadores, sinalização, redutores de velocidade e reforço policial.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário