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26 de setembro, de 2007 | 00:00

Aposta na conscientização

Arquivo/DA


O trecho da estrada que liga Belo Horizonte a João Monlevade está entre os pontos mais preocupantes da BR-381
Na Semana Nacional de Trânsito deste ano, com o tema “O jovem e o trânsito”, as atividades foram concentradas na conscientização dos estudantes. O comandante do Policiamento de Trânsito em Ipatinga, sargento Udisson Batista Carvalho, contou que foram realizadas palestras e blitze educativas em diversos bairros, com a participação de alunos de escolas públicas e particulares. “Queremos que os adolescentes sejam multiplicadores dessa mentalidade preventiva contra acidentes no trânsito”, explicou. Em relação ao envolvimento dos jovens nos acidentes de trânsito, sargento Udisson avalia que falta a consciência do perigo de dirigir embriagado, de não respeitar as normas de circulação e outros fatores que fazem elevar as estatísticas. “De fato, devemos fechar 2007 com número recorde de acidentes. Até julho, 31 pessoas morreram no trânsito urbano de Ipatinga. Nós ainda estamos fechando os dados de agosto até agora, mas só que eu me lembro aqui, neste período, foram registrados mais três acidentes fatais. Então, já são 34 mortes. Ano passado, de janeiro a dezembro, foram 3.800 acidentes com 43 mortes no trânsito da cidade”, comparou.MotociclistasEntre as causas dos acidentes registrados, o militar não hesita em apontar os responsáveis. “A maioria ocorreu por absoluta falta de respeito à sinalização. Se todos transitassem com a devida cautela, obedecendo as normas, não teríamos esses números de acidentes, principalmente com motociclistas. Parece que o motociclista tem mais pressa do que todos os outros usuários das vias públicas. Ele ultrapassa pela direita, avança sinal, avança parada obrigatória, faz conversão errada e o resultado é esse número de acidentes”, analisou.
Wôlmer Ezequiel


Sargento Udisson: “A maioria dos acidentes ocorre por absoluta falta de respeito à lei de trânsito”
Embora ainda não tenha os dados processados, o comandante do policiamento de trânsito em Ipatinga confirmou que, mesmo durante a semana da campanha, a cidade manteve a média diária de 15 acidentes com danos materiais. No período houve uma morte no trânsito, na semana passada, quando uma criança morreu atropelada no bairro Bethânia. Sargento Udisson também alertou para o fato de que a maioria dos acidentes ocorre em cruzamentos, ruas dentro dos bairros e conversões, sem relação com a questão da falta dos radares. “Basta ler os boletins de ocorrência para verificar que não há problemas com as vias onde ocorreram os acidentes, mas sim, com o procedimento do condutor do veículo quando ocorreram os acidentes”, concluiu o sargento Udisson Batista Carvalho.MPF e Polícia Rodoviária  buscam soluções para BR-381A partir desta quinta-feira, 27, uma equipe formada por integrantes do Ministério Público Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) irá percorrer os trechos da BR 381 onde há mais incidência de acidentes de trânsito. A vistoria na estrada foi solicitada pela Procuradoria da República em Ipatinga, através do procurador Edmar Gomes Machado. Segundo ele, o objetivo é buscar alternativas para diminuir o número de vítimas na estrada. O monitoramento será realizado no decorrer do dia e se iniciará a partir de Belo Horizonte.Segundo Machado, a vistoria será guiada por informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal, detalhando em quais pontos há o maior número de incidentes.
Wôlmer Ezequiel


Edmar Machado informa que, até agosto último, 78 pessoas foram vítimas de acidentes fatais no trecho da BR-381 entre Ipatinga e BH
“Pedimos esse levantamento à polícia por causa da freqüência dos acidentes ocorridos entre Ipatinga e Belo Horizonte e pedimos ao Dnit o que poderia ser feito para mitigar a gravidade da situação. O Dnit nos informou que a solução realmente é a duplicação da BR-381 e a mudança do seu traçado, já que a rodovia é antiga e defasada, ou seja, não comporta mais o fluxo de veículos”, diz o procurador Edmar Machado. Como as obras duplicação da rodovia estão previstas para terminar somente em 2009, o procurador decidiu, em sintonia com outros órgãos, realizar o levantamento dos trechos mais críticos. “Se nada for feito até lá, certamente teremos mais vítimas. O objetivo do Ministério Público Federal é atuar para que esse número de vítimas diminua. Em cima dos dados fornecidos pela Polícia Rodoviária, vamos observar os pontos cruciais para estudar quais as intervenções poderão ser tomadas para resolver o problema até que a solução definitiva venha”, adianta o procurador, informando que as medidas serão definidas pela própria Polícia Federal e por um engenheiro do Ministério Público Federal, em Brasília. As intervenções poderão ser feitas através da instalação de radares, lombadas eletrônicas ou placas. “Isso poderá ser viabilizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as autoridades responsáveis ou mesmo através de ação judicial. Como o número de pontos é alto, os trabalhos devem envolver mais de um dia. A idéia é pegar os trechos mais perigosos, que ficam de Belo Horizonte a João Monlevade e de João Monlevade a Nova Era”, diz Edmar. Segundo o procurador, as informações repassadas pela Polícia Rodoviária mostram que, somente em 2006, foram registrados 1.828 acidentes no trecho da BR-381 entre Ipatinga e Belo Horizonte, com 130 mortos. Em 2007, as estatísticas são igualmente preocupantes, com 1.380 acidentes e 78 mortos registrados até agosto. “Em certos pontos temos a ocorrência de 100 acidentes em menos de cinco quilômetros de extensão. É urgente que a estrada seja reformulada para evitar a continuidade dessa situação”, finaliza o procurador. 
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