Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de setembro, de 2007 | 00:00

Qualidade na educação

Colégio São Francisco completa 10 anos de certificação ISO e se mantém ativo na melhoria do desempenho escolar

Fotos: Roberto Bertozi


O trabalho em equipe e a valorização do profissional credenciam o Colégio São Francisco dentre as instituições de ensino
IPATINGA - Há exatos dez anos, o Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga, alcançava uma conquista então inédita em todo o Brasil. Primeira instituição escolar com ensino infantil, fundamental e médio a receber a certificação nas normas ISO, o CSFX se mantém sólido na divulgação desse feito, na expectativa de que a educação brasileira seja de qualidade para todas as pessoas. Na manhã de ontem, nas dependências do colégio, o diretor da instituição, José Amilar da Silveira, juntamente com gerentes, coordenadores e auditores internos, se reuniram com a imprensa para apresentar os avanços conquistados ao longo de uma década de certificação.José Amilar relembrou o dia 24 de setembro de 1997, quando o colégio teve o sistema da qualidade certificado pela Det Norske Veritas (DNV), iniciativa que trouxe um aprimoramento significativo ao modelo de gestão do CSFX. “Poucas escolas no Brasil conseguiram garantir essa certificação, o que nos coloca um passo à frente em relação a outras instituições. Mas seria interessante que outras escolas se propusessem a um sistema de qualidade, trabalhando ainda mais em benefício da educação”, analisou o diretor do CSFX.Em relação à conquista e manutenção da certificação ISO, José Amilar atribuiu os méritos ao trabalho em equipe e empenho de todos os profissionais da instituição. “Há dez anos não tínhamos referência e alcançamos a certificação. Se não houvesse o empenho de todos os funcionários seria impossível obter essa conquista importante no âmbito educacional, para que pudéssemos colocar tudo isso em prática em benefício do aluno. Aproveito o espaço para agradecer a todos os profissionais do colégio”, ressaltou o diretor.

Para o diretor do CSFX, José Amilar, a certificação ISO ofereceu garantia de uma prestação de serviço com qualidade
ReferênciaPara manter-se como referência em educação, a cada três anos os auditores da Det Norske Veritas (DNV) analisam os requisitos necessários para a renovação da certificação. Eles avaliam os indicadores do CSFX no último triênio e observam se as metas foram cumpridas. Essas metas, conforme o assessor de Desenvolvimento Escolar e coordenador do Sistema de Gestão em Qualidade, Júlio César Alvim, estão relacionadas com o aprimoramento com base na superação dos melhores resultados. “As metas são estipuladas pelos auditores internos, que trabalham em busca de resultados mais expressivos, tanto no pleno interno quanto externamente”, explicou Júlio Alvim.Dentre os resultados, os técnicos auditores analisam os números que agregam todo o desenvolvimento e desempenho escolar, como freqüência em sala de aula, evasão, atraso na mensalidade, resultados em vestibular, dentre outros dados, são levados em consideração. “É uma análise total do desempenho dos alunos e da própria instituição. Trabalhamos em cima de números, mas sempre focados na valorização humana de nossos alunos e no desempenho de cada um deles. A manutenção da certificação é uma busca constante para melhorar o ensino aplicado aos estudantes do São Francisco”, acrescentou José Amilar da Silveira.Colégio realiza auditoria interna a cada seis mesesA cada seis meses, os auditores internos do Colégio São Francisco Xavier realizam sua própria auditoria. “É uma forma de ordenar a educação na instituição, colocando em prática o nosso sistema de qualidade”, garantiu o diretor José Amilar da Silveira. Fazem parte do grupo de auditores internos do CSFX, além do próprio diretor, Robson Miranda Pinto, diretor administrativo da FSFX e engenheiro da Qualidade; Júlio César Alvim, assessor de Desenvolvimento Escolar; Maria da Conceição Ribeiro Vasconcellos, assessora de Relações Família-Escola-Comunidade; Marlú Castro de Assis Veiga, gerente de Ensino; Ariane Aparecida Cascardo, gerente de Ensino Fundamental I; Cleonice Lopes Finotti de Carvalho, gerente de Ensino Fundamental II; Sérgio Pedro Duarte, gerente de Ensino Médio; Marlúcia Valadares de Paula, supervisora pedagógica; Kátia Katrimane Linhares, orientadora educacional; Maria Ilka de Sá, professora; Janísia Fátima dos Santos, secretária escolar, e Alessandra Pinto Simões, assessora de Qualidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário