Alternativas de emprego e renda

Audiência pública abre avaliação e debates do 9º Fórum de Turismo

Adriano Vieira


Fórum de Turismo reforça discussões sobre potencialidades do Vale do Aço

IPATINGA - Membros da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais participaram, ontem, da audiência pública que deu início à programação do 9º Fórum Mineiro de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Diversas autoridades participaram na tarde desta sexta-feira (21) da audiência pública da Assembléia Legislativa que avaliou formas de apoio ao turismo regional, especialmente em Ipatinga.

Realizado no auditório da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), o encontro também contou com a presença secretários do governo municipal, empresários, especialistas do setor e universitários, além do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão, e os deputados estaduais Adalclever Lopes, Rosângela Reis e Vanderlei Miranda, que preside a comissão da Assembléia Legislativa. A audiência precedeu as palestras que acontecem hoje, no CDP do Escritório Central da Usiminas, a partir das 9h.
 
Os deputados presentes destacaram os reflexos positivos que a ampliação das atividades do aeroporto de Confins e a duplicação da BR-381 trarão para o turismo na região. “Vamos trabalhar para que o turismo regional seja uma alternativa de geração de emprego e renda”, disse o deputado Vanderlei Miranda. Para o prefeito, o encontro com os deputados é o início de uma relação que trará ganhos para o turismo da região. Segundo Quintão, com a realização da audiência, os agentes públicos e privados do Vale do Aço ganham força para defender os interesses do setor. “Dessa maneira, teremos o apoio necessário para viabilizar projetos para o segmento que contemplem a região”, disse Quintão.

Para o presidente da Aciapi e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wander Luís, a realização da audiência vem somar às ações desenvolvidas em apoio ao turismo local. Ele ainda ressaltou a consolidação do fórum de turismo nos últimos anos. “Esta edição ganha ainda mais em qualidade. Os minicursos e palestras com especialistas garantirão um alto nível nos debates, que serão fortalecidos com a presença de estudantes de Turismo. Eles poderão ajudar a construir o plano de ação para o setor, a ser desenvolvido nos próximos anos”, adiantou.

Na avaliação do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Cláudio Zambaldi, Ipatinga conta com excelentes condições turísticas que a credenciam para receber turistas de todo o país. “O nosso desafio não é exatamente alavancar o segmento, e sim amadurecer o que temos de melhor no turismo”, afirmou.

Programação
As atividades de hoje têm início às 7h30, com credenciamento dos participantes. A partir das 9h serão realizadas diversas palestras, como “O turismo no cenário nacional”, “Cenários e tendências do turismo mineiro”, “Formatação do produto turístico”. Às 13h30, terão início diversos minicursos. O primeiro deles aborda “Como integrar cidades através do turismo em arranjos de sucesso”. Em seguida, “Planejamento turístico municipal: características e desafios na sociedade contemporânea - adaptação ao Vale do Aço”, “Gestão competente na hotelaria”, “Como proteger o meio ambiente frente ao crescimento turístico e econômico”, e “Eventos: impacto na cadeia produtiva do turismo”. O encerramento do evento está previsto para as 17h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO