14 de setembro, de 2007 | 00:00

Universidade apostando em tecnologia

Unileste inaugura Centro Tecnológico e Ensino Digital, espaço com estrutura para pesquisas e experimentação

Fotos: Roberto Sôlha


O reitor Genésio Zeferino destacou a oportunidade para os estudantes se dedicarem às pesquisas com uma estrutura mais adequada
FABRICIANO - O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) inaugurou, na manhã de ontem, o maior espaço dedicado a pesquisas e experimentação da instituição. Com 18 salas, o Centro Tecnológico e Ensino Digital reúne salas e laboratórios para o ensino de disciplinas diversas. No local, o Unileste investiu mais de R$ 600 mil. Antes, o espaço funcionava principalmente para as aulas de informática da universidade e, a partir de agora, também atenderá a outras atividades.Durante a solenidade de inauguração, o reitor do Unileste, Genésio Zeferino, explicou que a grande novidade do Centro Tecnológico e Ensino Digital é a oportunidade para os estudantes se dedicarem às pesquisas com uma estrutura mais adequada, possibilitando um embasamento mais prático durante a aprendizagem dos alunos. “O Centro atende a áreas de graduação, seja nos cursos de ciências exatas ou de sociais aplicadas. Ao mesmo tempo, passará a sediar os laboratórios de experimentação e demais atividades acadêmicas dos alunos. O Centro também se destina às pesquisas, principalmente na área de ciências exatas e engenharias. Nós estamos desenvolvendo pesquisas importantes em diversas áreas, que contam com o apoio de importantes empresas e indústrias da região”, informou o reitor.LaboratóriosUm dos espaços de pesquisa é o Laboratório de Sistemas de Tempo Real, onde os alunos aprendem a lidar com situações que simulam o cotidiano de um engenheiro elétrico. Conforme um dos estagiários do laboratório, Thiago Dutra, estudante do 9º período de Engenharia Elétrica do Unileste, as atividades do laboratório abrangem áreas industriais e automotivas.“As pesquisas estudam o impacto dos sistemas em situações reais de empresas como a Fiat, a Volks e a Scânia. Com a nova estrutura do Centro Tecnológico, certamente teremos o apoio de mais parceiros e, logicamente, mais pesquisas serão desenvolvidas no laboratório”, afirmou Thiago.

Conforme Alexandre Facco, laboratório trará maior embasamento para os estudantes
A inauguração do Centro Tecnológico e Ensino Digital marcou também o início das atividades em alguns laboratórios. A partir de agora, os estudantes do curso de Engenharia Sanitária contarão com o Laboratório de Climatologia e Poluição Atmosférica, que é coordenado pelo professor Alexandro Facco. “Este laboratório trará maior embasamento para os estudantes, através do aprendizado de quais os sensores caracterizam o nosso tempo. Com esses equipamentos, os alunos aprenderão qual o princípio de funcionamento de cada sensor, que medem desde a temperatura até a umidade relativa do ar”, explicou o professor, salientando que os estudantes irão aprender como aplicar as informações obtidas no laboratório para mensurar a poluição atmosférica. “Poderemos estudar mais profundamente, por exemplo, a conservação de reservas naturais e quais os impactos da cultura de eucaliptos ou de qualquer outro tipo de plantio para a nossa região”, finalizou Alexandro Facco.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário