EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

13 de setembro, de 2007 | 00:00

Senai: cursos devem começar em outubro

Ipatinga entrega neste sábado o prédio onde vai funcionar o Senai

Fotos: Wôlmer Ezequiel


Quintão: “falta mão-de-obra qualificada em todo o mundo, quando vivemos um momento auspicioso para o trabalho”
IPATINGA - Em solenidade marcada para sábado, às 8h, a administração municipal faz a entrega do prédio que irá abrigar a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Ipatinga. A instalação será na área onde funcionava a Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, no Morro do Sossego, bairro Veneza I. A conclusão das obras para adaptação do prédio foi anunciada na tarde de ontem pelo prefeito Sebastião Quintão (PMDB). Estavam presentes, entre outras pessoas, o presidente da Federação das Indústrias (Fiemg) Regional Vale do Aço, Luciano Araújo, o presidente do Sindicato das Indústrias do Setor Metal Mecânico (Sindimiva), Adilson Babosa, o representante do Sindicato da Indústria da Construção, Kleber Divino Muratori, e o presidente da Fundação Acesita, Anfilófio Salles. Na adequação do prédio, com área total construída de 14 mil metros quadrados, o município gastou R$ 1,6 milhão, e o Senai deve investir mais R$ 1,5 milhão para equipar os 12 laboratórios destinados aos cursos técnicos de eletrônica, eletrotécnica, mecânica de manutenção, usinagem mecânica, eletroidráulica, eletropneumática, soldagem, panificação, costura industrial, construção civil, mecânica automotiva e informática. Segundo a Fiemg, a unidade Ipatinga é a quarta maior de Minas Gerais e deve atender entre 3.500 e 4.000 mil trabalhadores por ano.

Equipamentos para montagem da oficina de padaria foram os primeiros a chegar ao Senai Ipatinga
A instalação de uma unidade desse porte no município só foi possível por meio da parceria entre o município, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O prefeito Sebastião Quintão destacou que o investimento faz parte da proposta do governo no sentido de garantir a qualificação profissional e atender a demanda criada por milhares de desempregados. “Foi um atraso para Ipatinga não termos até agora o Senai. Cumprido esse objetivo, lutamos agora por uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)”, disse o prefeito. Qualificação significa mão-de-obra valorizadaO subdelegado do Sinduscon no Vale do Aço e presidente do Conselho Técnico Consultivo do Sesi/Senai, Kleber Divino Muratori, afirma que a unidade Senai Ipatinga é uma oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e cheguem às empresas sem perda de tempo, como ocorre atualmente. Muratori destaca a elevada busca por mão- de-obra qualificada. Na área da construção, o representante do Sinduscon explica que o Vale do Aço, por ser uma região industrial, vive uma situação atípica.

Muratori: o Senai chega com uma pedagogia consolidada para a qualificação
“Há a idéia em outras regiões de que aqui se tem mão-de-obra disponível e, como efeito disso, sentimos a pressão dos nossos concorrentes que vêm aqui colocar anúncio, nas rádios, de ofertas de emprego em outras cidades ou estados. A nossa expectativa é que, ante a grande quantidade de desempregados em busca de qualificação profissional, sejam preparados e fiquem com as vagas que surgirem na região”, afirma. Sobre os salários pagos nos variados segmentos da construção, Muratori afirma que a própria demanda por mão-de-obra qualificada já estabelece um salário maior e, nos últimos seis meses, a escala salarial tem subido muito. “Enquanto uma pessoa sem qualificação entra em uma empresa com dois salários, quem tem experiência, além do emprego garantido em qualquer lugar do Brasil, vai perceber salários bem maiores”, conclui. O presidente da Fundação Acesita, Anfilófio Salles Martins, lembra que, em Timóteo, é mantido o Instituto do Inox, com os cursos semestrais de solda, um ensino especializado em soldas com aço inoxidável, que continua a existir mesmo com o Senai. “A Acesita, durante toda a sua existência, vem formando sua própria mão-de-obra. Como fruto dessa política, hoje conta com um centro de formação que foi um dos primeiros de Minas Gerais. A vinda do Senai vem completar um ciclo de trabalho que as empresas já desenvolvem”, avalia.

Sales: Senai completa o que empresas fizeram para ter mão-de-obra qualificada
Presidente da Fiemg regional acelera vinda de equipamentos O presidente regional da Fiemg anunciou ontem à tarde que, após a entrega das chaves, neste sábado, na segunda-feira que vem começam as montagens e, com elas, o anúncio do início de alguns cursos. “É provável que a partir de outubro tenhamos alguns cursos. Vou amanhã (hoje) para Belo Horizonte com essa decisão da entrega no sábado, para trabalhar a chegada dos equipamentos. Esperamos no sábado anunciar algumas datas”, informa Luciano Araújo. Os instrutores para os cursos já estão em processo de seleção. Os jovens entre 16 e 24 anos terão cursos gratuitos, por meio dos programas de Aprendizagem Industrial e Social e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para os desempregados. Já os cursos técnicos serão pagos, mas os alunos oriundos da indústria, aprovados em exame do Senai, passarão por análise socioeconômica e poderão receber bolsas assegurando descontos de 10% a 90% no valor das mensalidades. Alex Ferreira
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário