Expo Usipa 2024 02 - 728x90

13 de setembro, de 2007 | 00:00

Motoristas utilizam área, agora gratuitamente

Estação Qualifica será mesmo em estacionamento desativado no Centro

Fotos: Bruno Jackson


Na manhã de anteontem, os motoristas já não pagavam pela utilização do estacionamento ao lado do Camelódromo
IPATINGA - Conforme previamente anunciado, o estacionamento de longa duração localizado no Centro, na esquina da rua Sabará com a avenida João Valentim Pascoal, ao lado do Camelódromo, foi desativado na quinta-feira, 6. O estacionamento era administrado pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Ipatinga, que atuava na área através de uma concessão por comodato da Prefeitura de Ipatinga. Agora, o Centro passa a contar com apenas um estacionamento de longa duração, situado atrás da antiga Câmara Municipal. No local ora desocupado, irá funcionar o Projeto Estação Qualifica, de iniciativa da administração municipal, voltado a programas municipais de geração de trabalho e renda, qualificação profissional, inserção no mercado e primeiro emprego. A logística do projeto é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ação Social. De acordo com Paulo Sérgio Julião (Zinho), titular da pasta, foram vistoriadas diversas áreas do município e a única que comportaria a sede do Estação Qualifica é a do estacionamento desativado. Segundo ele, já foi concluída a licitação para realização da obra.“Nós precisamos instalar no Centro uma Estação Qualifica. É um projeto importante para a cidade e os jovens, pois nós vamos qualificar a mão-de-obra. A idéia era arrumar uma área particular, para que não fosse necessário utilizar uma área pública e ainda desativar o estacionamento. Mas uma empresa já ganhou a licitação e percorreu todas as imobiliárias, todos os proprietários de imóveis no Centro. E tem que ser no Centro porque o acesso a transporte é mais fácil. Não adianta levar para um bairro porque fica difícil para todo mundo”, explica o secretário de Ação Social. Zinho disse, ainda, que houve um entendimento tranqüilo com a Apae, e que, embora ainda não haja uma data prevista para a inauguração da Estação Qualifica, o projeto deve começar a funcionar em curto prazo. “A Câmara já aprovou a desapropriação da área para a liberação (da obra). Então, em curto prazo,  acreditamos que teremos uma grande estação de qualificação profissional no Centro de Ipatinga para atender uma grande demanda hoje no município”, ressalta.AlteraçãoA desativação do estacionamento ao lado do Camelódromo já começa a mudar o hábito dos motoristas. Na manhã de anteontem, já não havia mais o posto de identificação da Apae na área. Por enquanto, os motoristas estão estacionando no local gratuitamente. Normalmente, o motorista pagava R$ 1,20, por duas horas de uso dos estacionamentos de longa duração administrados pela Apae.

Mário acredita que a Estação Qualifica irá compensar a ausência de um estacionamento no Centro
Os quatro adolescentes (um orientador e três monitores) que trabalhavam na área desativada, através do Projeto Faixa Azul, foram remanejados para o outro estacionamento de longa duração administrado pela Apae, que também é responsável por diversos estacionamentos rotativos no Centro. Para utilizar o sistema rotativo, os motoristas pagam R$ 0,75 por hora. Conforme o gerente administrativo da Apae, Ramon Ferreira da Silva, 90% da renda líquida dos estacionamentos gerenciados pela Apae (entre rotativos e de longa duração) vão para a escola clínica da entidade. “Os outros 10% são destinados ao Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente”, informa Ramon. IndiferençaO DIÁRIO DO AÇO conversou com alguns motoristas que utilizavam o estacionamento desativado ao lado do Camelódromo - que recebia uma média de 117 carros por dia - e constatou que a maioria vê com bons olhos a decisão de erguer no lugar um centro de formação profissional. “Não vejo benefício nenhum neste estacionamento aqui, ele é longe de quase tudo, principalmente da avenida 28 de Abril, onde mais temos que ir no Centro. Creio que funcionar um projeto de qualificação de mão-de-obra neste local seria bem melhor para a população”, opina o técnico em elétrica, Emerson Freitas Martins, 30 anos. Mário Rodrigues Salomão, 37 anos, que trabalha como ministro do Evangelho, diz que o projeto Estação Qualifica irá compensar o transtorno que os motoristas vão enfrentar, agora que o Centro passa a contar com apenas um estacionamento de longa duração. “Se tivesse uma outra área para sediar o projeto seria melhor, já que o fluxo de carros no Centro vem aumentando a cada dia. Vamos ter que estacionar nas vias e iremos prejudicar o trânsito. Mas a Estação Qualifica pode ajudar muitos jovens da região a ingressarem no mercado de trabalho e isso é o que mais importa na atual conjuntura”, avalia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário