EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

08 de setembro, de 2007 | 00:00

Atualidade e civismo em Fabriciano

Respeito no trânsito, valorização da natureza e resgate de tradições no 185º ano da Independência do Brasil

Fotos: Roberto Bertozi


Temas atuais e com associação direta com o cotidiano marcaram o Sete de Setembro em Fabriciano
FABRICIANO - Uma comemoração do Dia da Independência com a proposta de discussão de temais atuais, valorização da família como principal transmissor da cidadania aos jovens e muita satisfação entre os participantes. Foi dessa forma que milhares de fabricianenses, na manhã de ontem, foram à avenida Magalhães Pinto, no distrito de Melo Viana, em Coronel Fabriciano, comemorar os 185 anos de independência do Brasil.A participação de escolas, comunidade, pais, alunos, professores, Polícia Militar, associações de classe, membros dos poderes Legislativo e Executivo, mostrou que é necessário unir as forças e igualar ideologias para se chegar a um consenso popular. É o que acredita o prefeito de Fabriciano, Chico Simões (PT), que durante o desfile fez questão de cumprimentar todos que passavam em frente ao palanque montado para as autoridades e mostrar à população o quanto é importante o engajamento político e social.“Queremos mais, uma nação soberana e com o povo vivendo com dignidade. Só se consegue isso se colocarmos em prática exatamente o tema desse Sete de Setembro, ‘independência, cidadania e educação’. É necessário que as pessoas sejam independentes, livres na sua plenitude para, dentre outras coisas, terem opinião para mudar alguma coisa”, resume o prefeito Chico Simões(PT).

O prefeito Chico Simões, entre a esposa e o bispo emérito Dom Lara, sempre atento ao desfile da Independência
A respeito da intensa participação das crianças e adolescentes, o prefeito acredita que é uma mostra de que a cidadania não está perdida, mas ressalta que é preciso aumentar as ações cívicas ao longo do dia-a-dia. “Formação das crianças para que os adultos do futuro sejam mais conscientes. Só assim será possível construir um país com uma população mais envolvida socialmente”, pontua.Simões defende ações que fomentem cada vez mais o civismo entre os cidadãos, mas não de maneira fundamentalista. “A valorização de nossos símbolos, de nossa bandeira, nosso hino, é uma coisa que deve emanar naturalmente de todos os brasileiros, sem forçar a barra. É preciso resgatar, mas sem a dureza militar de outros tempos. Quando todos nós conhecemos o ideal de uma nação, as atividades de democracia plena acontecem naturalmente. O desfile de Sete de Setembro é uma dessas manifestações que fazemos questão de valorizar a cada ano na nossa cidade”, destaca o prefeito.Desfile reúne plasticidade e família na Magalhães PintoNuma manhã de muitas cores, bandeiras e demonstração de patriotismo, a presença forte de pais e filhos foi uma das marcas do Dia da Independência em Coronel Fabriciano. Nas arquibancadas montadas ao longo de grande parte da avenida Magalhães Pinto, muitas crianças se encantavam ao ver o desfile de escolas, a forças dos tambores, a música e principalmente a manifestação de cidadania.

O consultor de vendas fez questão de trazer os filhos e mostrar a importância da comemoração cívica
O consultor de vendas Maurício Lobo fez questão de acordar bem cedo no feriado e trazer os dois filhos, Mateus e Samuel, para comemorar o Dia da Independência ao lado de milhares de cidadãos. “Acredito que essa manifestação é uma das mais importantes de nosso calendário, uma vez que é uma forma de apresentar nossa independência e liberdade. É preciso valorizar isso, e trazer as crianças aqui é uma maneira de resgatar esses valores”, diz Lobo.O consultor fez questão de enaltecer o papel desempenhado pela Prefeitura de Fabriciano na educação integral do município. Para ele, manter os alunos mais tempo nas escolas faz com que desperte nas crianças ideais esquecidos na sociedade. “Além de educar, traz à tona valores importantes para a formação de um cidadão. Se essa participação de alunos é intensa aqui no desfile, é porque o interesse deles foi aguçado dentro das escolas”, salienta Maurício Lobo.O aluno da escola Zé Alencar, Marcos Antônio da Silva, considera o Sete de Setembro uma data especial, principalmente por ter contato com alunos de outras escolas e poder ser visto por tanta gente. “O bom de desfilar é que todo mundo fica vendo a gente passar, aplaude, o prefeito está olhando. Gosto muito de desfilar e espero que o dia de hoje nunca acabe”, frisa o aluno.Roberto Bertozi
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário