05 de setembro, de 2007 | 00:00

Criatividade e inovação na 10ª Expo JK

Expo JK se firma como importante espaço para estímulo a estudantes


O público conferiu as novidades e prestigiou a 10ª exposição da Escola JK
IPATINGA - Para quem gosta de novidades e conhecimento, a 10ª Expo JK, a tradicional feira de produtos, serviços, tecnologias e soluções da Escola Técnica JK, de Ipatinga, superou as expectativas. Realizada nos dias 30 e 31 de agosto, a exposição foi sucesso de público e crítica. A feira contou ainda com a presença das empresas mais importantes de diversos setores e atingiu sua meta: mostrar ao visitante as características e funcionalidades das experiências demonstradas nos estandes pelos alunos, que ditaram moda e lançaram novas tendências.Quem prestigiou a Expo JK teve a oportunidade de vivenciar experiências práticas e conhecer tudo o que há de novo no mercado nacional para suprir as necessidades da população, como, por exemplo, o aparelho conhecido como eliminador de ar. Apresentado como uma novidade pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, o equipamento começou a ser instalado esta semana nos hidrômetros das residências mineiras pela Copasa. Com a novidade, o consumidor chega a economizar cerca de 30% do valor da conta de água.

Alunos do 1º ano apresentaram as vantagens do aparelho que elimina o ar da tubulação da Copasa
“A feira técnica começou como um meio de estimular estudantes pré-universitários a conduzir pesquisas científicas. Seu tamanho e prestígio aumentaram até ela se tornar uma realidade. Reunindo cerca de 1.500 alunos, a feira é uma grande oportunidade para mostra de talentos”, explica Alcione Gonçalves Pereira, diretora da Escola JK. A exposição envolveu estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, nas áreas de Patologia Clínica, Enfermagem, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Mecatrônica, Mecânica, Metalurgia, Eletrotécnica, Automação Industrial, Informática e Informática Industrial.A 10ª Expo JK também se configura como uma inovadora opção de lazer cultural, na medida em que representa um acontecimento marcante nas comunidades atendidas, mobilizando não apenas os estudantes, mas outros familiares como pais e irmãos. Além dos trabalhos dos alunos, o público conferiu novidades de alguns parceiros da escola, como Usiminas, Prefeitura de Ipatinga, Osaka Automóveis, Saitama Honda, Claro, Telemig Celular, Infrater Engenharia, Casa Avenida, Drogaria Márcio, Auto-escola Nacional, Auto-escola Status, Grupo de Apoio ao Soropositivo (Gasp), Play Kids, Profissional Look, Jamaica Tatuagem e outras atrações, como praça de alimentação, música ao vivo, desfile de moda e evolução do Circo da Esperança.
Fotos: Renato Gonçalves


Desenvolvido com materiais baratos, o aquecedor solar de água chamou atenção
Eliminador de ar e aquecedor solarQuem percorreu os estandes montados pelos alunos da Escola JK ficou impressionado com o que viu, principalmente pela articulação apresentada pelos grupos, pela diversidade e robustez da Expo JK. Novidades em produtos, tendências e serviços que irão aprimorar as etapas de fabricação e o produto para o consumidor final fizeram parte de quase todos os trabalhos.Dois produtos chamaram atenção no estande dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental: o eliminador de ar da tubulação de água da Copasa e o aquecedor solar de água. O primeiro aparelho, que já começou a ser instalado nas residências de Minas Gerais, diminui o valor da conta de água em aproximadamente 30%, conforme assegura a estudante Taynara Patrício Araújo.Custando em média R$ 200,00, o aparelho eliminador de ar pode ser considerado “um caro que sai barato”. De acordo com a estudante, o investimento traz benefícios em poucos meses de uso. “Além de não enferrujar, o aparelho pode também ser alugado”, explica Taynara Araújo.Do outro lado da sala, os alunos do mesmo período faziam demonstração do aparelho aquecedor solar de água desenvolvido pelo grupo. “Conectado a uma caixa d’água e instalado sobre o telhado de uma casa, o consumidor pode ter água quente no chuveiro ou na pia sem gastar com energia”, garantiu Ramon Cristian Carvalho dos Reis, um dos alunos expositores.Fabricado com tubo de PVC, o aparelho pode reduzir o consumo de energia em até 40%. “Outra vantagem é que a água aquecida pode ser armazenada em até quatro dias”, destaca Ramon dos Reis.

Raquel Passos: novidades e tendências
Oportunidade de interação espontâneaPara Raquel Passos, professora de Química, a Expo JK foi uma excelente oportunidade “para aprender coisas novas e para relembrar algumas outras de que tínhamos nos esquecido”. “Também gostamos muito das entrevistas que fizemos com os alunos. Foi incrível perceber o entusiasmo que eles tinham e o quanto haviam trabalhado”, comemora a professora, que coordenou o trabalho de 18 projetos.Raquel Passos disse que a feira proporcionou interação social e aplicabilidade de conhecimento científico adquirido. “Nossos alunos apresentaram novidades e tendências aplicadas no dia-a-dia. A feira é temática e ajustada ao interesse público”, observa a professora, acrescentando que através desse trabalho é possível compreender os fenômenos naturais, os métodos científicos e as ligações entre tecnologia, ciência e sociedade. “Vale lembrar que todos os trabalhos tiveram uma preocupação ambiental”, afirma.Partindo de observações, leituras e experiências, manipulando diferentes materiais, levantando hipóteses e fazendo constatações, os professores da JK conseguiram estimular a curiosidade e a capacidade de raciocínio dos alunos, as competências de investigação e de resolução de problemas e o gosto por aprender. “O trabalho em equipe foi avaliado e o resultado disso será revertido em notas para os alunos”, complementa.Renato Gonçalves
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário