Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de setembro, de 2007 | 00:00

INSS aguarda doação de área em Timóteo

Legislativo propõe iniciativa para solucionar impasse sobre agência

Roberto Sôlha


Harvey Ramon: “Se não conseguirmos resolver a situação nos próximos meses, a agência deixará de funcionar, trazendo impactos negativos para a cidade”
TIMÓTEO - O possível fechamento da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Timóteo foi um dos pontos de discussão da sessão ordinária realizada na Câmara de Vereadores ontem à tarde. Interessados na manutenção do serviço no município, os parlamentares discutiram e votaram o Projeto de Lei nº 3.083, que autoriza o Executivo a doar um imóvel localizado no Centro-Norte para construção de uma unidade de atendimento do INSS. De autoria do vereador Sérgio Mendes (PSB), o projeto revoga as disposições da Lei nº 638, de 1976. Apesar de se tratar de uma lei municipal existente há mais de 30 anos, a doação do imóvel não se concretizou. Por isso, o INSS sempre funcionou em prédios alugados. “O proprietário do endereço atual da agência, localizada no Centro Comercial de Timóteo, pediu a devolução do imóvel. Precisamos resolver a situação nos próximos meses, para evitar que a agência deixe de funcionar, trazendo impactos negativos para a cidade”, diz Harvey Ramon, chefe da agência de Timóteo.Conforme ele, a agência presta atendimento mensal a 18.300 beneficiários, incluindo pessoas de cidades próximas, como Antônio Dias, Marliéria e Jaguaraçu. Mensalmente, o INSS deposita R$ 11 milhões na rede bancária de Timóteo para pagar os benefícios aos segurados. “As conseqüências do possível fechamento da agência atingiriam desde os nossos funcionários não concursados até o comércio da cidade, sem contar que as pessoas teriam que se dirigir até Fabriciano para usufruir dos serviços do INSS”, explica Harvey. ProtocoloAs providências para evitar esses transtornos já haviam sido tomadas pela administração municipal. O prefeito Geraldo Nascimento (PT) assinou no dia 15 de maio deste ano um protocolo comprometendo-se a doar o imóvel para a nova agência, sendo que a construção das dependências ficaria a cargo do INSS. Conforme o presidente da Câmara, Keisson Drumond (PT), o Executivo se prontificou a resolver todas as pendências. “Entretanto, a situação é complexa, o repasse desse imóvel não é um processo simples e demanda várias etapas”, explica. Na avaliação do vereador Sérgio Mendes, o projeto de sua autoria tem o objetivo de cobrar uma agilidade maior do Executivo. “Não faz sentido brigarmos com a Prefeitura. Se a administração resolver o caso dentro de 15 dias, irei retirar o projeto da pauta sem problemas. Caso contrário, ele será votado normalmente na Casa. O que não podemos permitir é que o risco de o INSS deixar de atender Timóteo se concretize”, posiciona-se Sérgio Mendes.Na tarde de ontem o projeto foi vistado e entra novamente na ordem do dia da próxima sessão ordinária da Câmara, a ser realizada daqui a duas semanas. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário