IEF regulariza a pesca noturna na Lagoa do Bispo


Marcus Vinícius de Freitas, gerente do PERD
MARLIÉRIA - O regulamentou as normas para a realização de pesca subaquática na Lagoa Dom Helvécio (do Bispo) no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) através da Portaria nº 101, de 31 de julho de 2007. “A definição das normas levou em consideração a presença e a necessidade de controle de espécies alóctones - espécies exóticas que não ocorrem na região-, segundo estudos realizados por pesquisadores”, explica Marcus Vinícius de Freitas, gerente do PERD. Em função da presença dessas espécies, a pesca esportiva foi autorizada na unidade.

Na prática de pesca subaquática, será permitida a captura somente de espécies alóctones: o Tucunaré, a Piranha e o Apaiari ou Cará-do-Amazonas. Por se tratar de um experimento de controle de populações de espécies alóctones, ficou permitida a prática da modalidade também no período noturno. Estão previstas penalidades a serem aplicadas aos infratores desta portaria. Em contrapartida, o IEF proibiu a pesca no Rio Doce

Profundidade
A Lagoa do Bispo é a maior lagoa natural em profundidade do país, conforme pesquisa coordenada pelo professor Ricardo Pinto Coelho, presidente da Sociedade Brasileira de Liminologia. A Liminologia é o ramo da ciência que se dedica ao estudo ecológico dos diversos sistemas aquáticos continentais, incluindo ambientes de água doce e salgada, como lagoas, açudes, represas, riachos e águas subterrâneas.

Na década de 70, em pesquisa realizada pela Universidade São Carlos, foi apurado que o ponto mais profundo da lagoa media 32,5 metros.  Na medição feita por Ricardo Coelho,  a profundidade  encontrada foi de 39,4 metros. A pesquisa foi realizada em maio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO