Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de agosto, de 2007 | 00:00

Comprador pode herdar mico

Falta de informação e irregularidades dificultam negócios imobiliários

Arquivo


Corretores explicam que o setor de vendas é o mais afetado por causa da falta de documentação dos imóveis comercializados na cidade; a exceção são as compras feitas à vista
IPATINGA - O sonho de obter a casa própria ou construir em um terreno recém-adquirido pode se tornar um pesadelo, caso o interessado não se atentar para condições imprescindíveis quanto à documentação de suas residências. Conforme vários corretores imobiliários de Ipatinga, as particularidades do município, que cresceu de maneira acelerada, estão entre os fatores que dificultam não só o processo de venda, mas também de compra e construção de imóveis. “Na hora da construção, a displicência com a documentação exigida pelo Licenciamento de Obras da Prefeitura acaba por ocasionar problemas futuros, como em uma possível venda”, diz José de Oliveira Silva, proprietário da Moradia Imóveis.Com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário do município, Oliveira explica que, em Ipatinga, o setor de vendas é o mais afetado no que se refere à falta de regularização dos imóveis. Se a venda for financiada, a falta de documentação necessária implica impedirá que a transação seja concluída. “A única solução é se a compra for feita à vista. Em comum acordo, as duas partes negociantes podem concordar em agilizar o processo, desde que o comprador assuma as pendências do vendedor. É possível descontar o valor necessário para regularização do valor total do imóvel. Mas este tipo de acordo não é sempre aceito, principalmente por quem adquire imóveis para investimento”, afirma.
Wôlmer Ezequiel


José Oliveira explica que a regularização é um pouco trabalhosa, e deve ser feita antes da construção
Conforme explica José de Oliveira, na maior parte das vendas realizadas na cidade o documento exigido no ato é a escritura do terreno e a comprovação de pagamento do último boleto do IPTU, em que consta a informação do valor do imóvel.“O processo para a regularização é um pouco trabalhoso, porém fica mais fácil quando é feito antes da construção. Para se conseguir o alvará, é necessária toda a documentação referente ao lote e ao projeto da construção. O próximo passo é a obtenção do habite-se (documento concedido pela Prefeitura que atesta a condição de uso do imóvel) e o pagamento dos impostos sobre a obra, que envolve a chamada averbação do imóvel”, cita José de Oliveira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário