09 de agosto, de 2007 | 00:00

Rotary Clube aposta na qualidade de vida

Presidente do Rotary Clube de Ipatinga fala sobre um novo contexto

Fotos: Alex Ferreira


Walter Freitas: “programas de alfabetização e do meio ambiente fazem parte de nossa meta no Vale do Aço”
IPATINGA – O presidente do Rotary Clube de Ipatinga, Walter Freitas de Moraes Júnior, afirma que o maior propósito do Rotary, a prestação de serviços à comunidade, será levada por meio de programas e ações, em sua maioria, voltadas ao interesse humanitário. “O propósito do Rotary é servir à comunidade com o objetivo de estabelecer a boa vontade e a paz no mundo. Da mesma forma, promover a elevação dos padrões éticos em todas as profissões. O lema do Rotary é justamente dar de si, antes de pensar em si, indicando o ideal de servir do Rotary e dos rotarianos. São homens e mulheres de negócios, profissionais de destaque, que vão, por meio dessa associação, buscar a prestação de serviços voluntários, para melhorar a qualidade de vida das comunicações locais, regionais e do mundo”, explica.  Em relação ao momento atual, onde a pós-modernidade exige uma entrega cada vez maior às atividades individuais, de forma a reduzir as relações interpessoais e coletivas, Walter Freitas diz acreditar que seja possível superar essa dificuldade. “Existem mais de 1,2 milhões de rotarianos, associados a mais de 30 mil clubes em 160 países. Então, se trata de uma entidade sólida que, efetivamente, vence dificuldades e promove ações de benefício da humanidade”, afirma Walter Freitas. Entre as ações de visibilidade do Rotary, Walter Freitas de Moraes Júnior destaca a campanha mundial pela erradicação da poliomielite. Lembra que a campanha integrou o chamado “Projeto do Centenário” de 1985 a 2005, com a meta de erradicar a Pólio no mundo. “Hoje, após essa empreitada, a pólio é apenas um resquício em alguns países, estando em vias de ser erradicada da face da terra” diz.Novo desafio Walter Freitas de Moraes Júnior confirma que o novo desafio do Rotary em nível mundial, também em um prazo de 20 anos, é a erradicação do analfabetismo. Nesse sentido, já desenvolve em vários países o projeto Lighthouse. “Em Minas Gerais foi firmado um convênio com o governo estadual e o projeto é aplicado em escolas da rede estadual. No Vale do Aço, o Lighthouse também já é aplicado e pretendemos firmar um convênio com o município de Ipatinga ainda este ano”, informa.Ainda em âmbito local, Walter Freitas de Moraes Júnior explica o funcionamento dos Núcleos Comunitários. Conta que são projetos em que o Rotary patrocina comunidades carentes, de acordo com suas necessidades. “Por exemplo, temos programas em Bom Jesus do Galho, nas comunidades de Achado de Cima, em Santana do Paraíso e em Antônio Dias.Em relação ao meio ambiente, será implementado um programa do Rotary, de incentivo à recuperação voluntária de áreas degradadas, em especial na região do Ipaneminha, com a distribuição de mudas gratuitas, de espécies nativas”, conta Walter Freitas de Moraes Júnior.    Ipatinga Norte busca recursos para entidades

Josimar: “a prova da solidariedade aparece sempre quando buscamos ajuda para os trabalhos sociais”
O empresário Josimar Ferreira de Alvarenga, que preside o Rotary Clube Ipatinga Norte desde julho deste ano, já avança com as propostas previstas para sua gestão no ano rotário 2007/2008. Em sua loja, na avenida Monteiro Lobato, bairro Cidade Nobre, Josimar recebeu a reportagem para explicar que, entre as propostas do R.C Ipatinga Norte, será criado um programa de sugestões e identificação de pessoas com perfil de Rotariano, incentivar a proposta de candidatos a novos sócios, aumento do quadro de sócios. O presidente também pretende ampliar o desenvolvimento comunitário. Churrasco com o tradicional “Boi no Rolete” e “Dia do Macarrão” estão entre os eventos programados. O clube também acompanha o projeto de construção da Creche Educacional Educação e Vida (CEV) para atender crianças no bairro Esperança. “É uma causa que atende aos interesses da população do alto do bairro Bethânia. É uma creche bem carente, mantido pela dona Áurea com muita dificuldade, mas de grande importância para as mães que precisam deixar ali os seus filhos. O primeiro evento após minha posse foi o Boi no Rolete, com participação de mais de 200 pessoas, com a proposta de arrecadar fundos para a creche. Estamos apurando os resultados para repassar os recursos à entidade”, explica. Segundo Josimar, o governo municipal até tem recursos para ajudar à entidade, mas a creche precisa de projeto, “o que já é viabilizado junto a um engenheiro amigo nosso”, para elaborar um projeto. “Nossa intenção é entrar na montagem dessa creche”, afirma.Também está no plano de metas do Ipatinga Norte, acompanhar como Fiscalizador Social o Projeto Esportivo da LIESPE. “A Liga está conseguindo uma verba, superior a R$ 1 milhão, junto ao Ministério dos Esportes, dentro do projeto “Cidade e Lazer” e precisa de uma instituição como o Rotary para atuar como agente fiscalizador”, explica Josimar.Internamente, o clube quer incentivar os sócios a exibir a Prova Quádrupla em seus locais de trabalho. A prova é composta por quatro pilares: 1ª) - É verdade? 2ª)- É justo para todos os interessados? 3ª) - Criará boa vontade e melhores amizades? 4ª) - Será benéfico a todos os interessados? Entre outros temas, o Ipatinga Norte quer manter ligações com os Serviços Internacionais do Rotary. Para isso, será indicado um profissional para participar do Intercâmbio de Grupos de Estudos e apresentar projeto de aquecimento de água para a APAE de Ipatinga e solicitar subsídio  equivalente da Fundação Rotária. Outra entidade apoiada pelo clube é o grupo Se Toque, organização não-governamental de assistência a pacientes com câncer. “Ajudamos, inclusive, na implantação da Casa de Apoio, mantida pelo Se Toque, no bairro Ferroviários”. Para finalizar, Josimar disse acreditar na solidariedade humana. “A prova maior de que ela existe é que, quando nós promovemos eventos para arrecadar fundos destinados aos trabalhos sociais, todos participam, independente de qualquer vinculação”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário