03 de dezembro, de 2009 | 22:04
Casa de Passagem já funciona
Menores em situação de risco já têm onde ficar em Ipatinga
IPATINGA - A primeira Casa de Passagem de Ipatinga foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (3) pelo prefeito Robson Gomes (PPS), juntamente com representantes do governo, entidades sociais, conselhos e o juiz da Vara da Infância e Juventude, José Clemente. A implantação da Casa de Passagem foi viabilizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) e a Associação Beneficente Nova Vida.
O prefeito Robson Gomes destacou a importância de investimentos em áreas sociais e de políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes e a inclusão junto à sociedade. Esse é apenas o primeiro passo. Vamos ampliar as ações voltadas para esse público, enfrentar os problemas relacionados à criança e ao adolescente de frente, com o objetivo de reintegração à família e sociedade”, afirmou.
O superintendente de Políticas para a Criança e Adolescente da Sedese, Ivan Ferreira da Silva, enviou mensagem expressando a satisfação do Estado com a inauguração de mais uma Casa em Minas Gerais. A parceria entre o Governo do Estado de Minas e a Prefeitura de Ipatinga vai protagonizar um melhor futuro para os adolescentes atendidos”, afirma a nota.
A secretária de Assistência Social, Ângela Torres, lembra a importância em reordenar o atendimento aos adolescentes no município. A Casa de Passagem é uma alternativa transitória. A administração fará todo o possível para tirar as crianças e os adolescentes da situação de risco”, afirma.
Parceria
O juiz da Vara da Infância e da Juventude, José Clemente, enfatizou que o novo espaço é mais um mecanismo para auxiliar a criança e o adolescente no município. A lei será cumprida ao pé da letra, aqui é uma casa de passagem e não de permanência”, destacou Clemente.
O diretor da Associação Beneficente Nova Vida, Moisés Galdino, ressaltou a importância da ação no combate à delinquência juvenil. A inauguração desta Casa é mais uma demonstração de seriedade”. Os adolescentes são encaminhados pelos conselhos tutelares e pelo Judiciário ao local.
Cleonidia Cerqueira de Freitas, presidente da Associação de Moradores do Bairro Esperança, onde fica a Casa de Passagem, disse: Estamos felizes com a implantação da Casa. Crianças e adolescentes precisam de oportunidade, e este é o objetivo do programa”, concluiu.
A Casa de Passagem fica na avenida Hortênsia, 740, bairro Esperança, e tem o objetivo de complementar os serviços de retaguarda dos conselhos tutelares. O núcleo vai abrigar até 15 adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 e 17 anos que estejam em situação de passagem pelo município ou em situação de risco.
A Casa de Passagem conta com assistentes sociais, psicólogos e educadores, cozinheira e plantonistas. Quanto à estrutura física, a Casa está dividida em três quartos, sendo um com suíte, sala, cozinha, refeitório, salas para a administração e área social.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]