PREF IPATINGA IPTU 2025

01 de setembro, de 2015 | 23:10

Ceresp é interditado e não pode receber mais preso

Administração prisional terá que reduzir número de presos para 549 pessoas


DA REDAÇÃO - A cela do correcional na Delegacia de Polícia Civil, em Ipatinga, está lotada. Na tarde passada, cerca de dez pessoas já autuadas aguardavam transferência para alguma cadeia.

A cela do correcional, também conhecida como "corró", é o local onde são trancafiadas provisoriamente pessoas detidas para serem ouvidas em atos de prisão em flagrante por delegados de Polícia Civil. Em Ipatinga, nenhum preso pôde sair do “corró” esta semana porque o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), está interditado. 

Indagada sobre a situação, a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que, desde segunda-feira, 31/08, o Ceresp Ipatinga não recebe mais detentos em razão de uma decisão judicial.

O documento afirma que o limite de ocupação da unidade, que hoje abriga 680 detentos, não poderá ultrapassar 549 presos. A unidade foi construida para abrigar apenas 183 presos. “Ainda de acordo com a decisão judicial, o Ceresp deverá providenciar a transferência de presos condenados, em um prazo de 30 dias, para outras unidades”, conclui a nota. A Seds não comentou sobre questionamento acerca das providências em andamento.

A medida que força a redução do número de presos amontados nas celas do Ceresp foi tomada pelo juiz da Vara de Execuções Criminais de Ipatinga, Paulo Cesar Mourão, e vai ser mantida até que cerca de 120 presos, já condenados, sejam transferidos do Ceresp para o sistema penitenciário estadual, onde deverão cumprir suas penas.

Sem relaxamento de prisões

Enquanto isso, nenhuma prisão em flagrante ou ordem de prisão preventiva, expedida pelo Judiciário, deixará de ser cumprida em Ipatinga. O alerta é do titular da 6ª Promotoria Criminal, Bruno Giardini.

O representante do MP acrescenta que as pessoas detidas nas ruas e autuadas em flagrante na Delegacia de Polícia Civil, ou presas por cumprimento de ordem judicial, serão encaminhada para outras cadeias da região ou onde tiver vaga, para aguardarem, recolhidas, as decisões posteriores.
 

MAIS:

Mulher transportava celular, chips e serras - 31/08/2015

Agentes penitenciários são ameaçados de morte e sindicato reage - 31/08/2015

Ceresp já tem novo diretor - 31/08/2015
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário