26 de abril, de 2014 | 00:05
Moto e carro colidem na Guido Marlière
Trecho, que não possui semáforos ou redutores de velocidade, é palco de vários acidentes
Atualizada - 26/04 - 00h05
IPATINGA - Um acidente entre uma motocicleta e um carro foi registrado por volta das 13h30 desta sexta-feira no cruzamento da avenida Guido Marlière com a rua Pedras Preciosas, no bairro Iguaçu. Apenas o condutor da motocicleta se feriu com algumas escoriações.
Guilherme da Cunha Souza, de 22 anos, condutor da moto Yamaha XTZ 250, placas HNL-4920, relatou que trafegava pela avenida, sentido ao bairro Cidade Nobre, quando foi surpreendido pelo VW Gol, placas HMO-3061, que saía de um posto de combustíveis, localizado do outro lado da via. "Não sei se ele ia entrar na contramão pra seguir em direção ao Parque Ipanema. Só sei que o Gol me fechou e quando fui ver já tinha batido", relatou.
Com a colisão entre os veículos, Guilherme se chocou com um Fiat Uno, que saía da rua Pedras Preciosas para a avenida. Após bater no Fiat, ele caiu próximo ao meio-fio. A motocicleta girou no ar e parou com as rodas para cima.
Daniel Gomes Real, de 25 anos, condutor do Gol, relatou que não viu que o motociclista se aproximava. "Eu saí do posto e ia subir a avenida. O motociclista surgiu de repente. Joguei o carro para o lado, tentando evitar a colisão, mas não deu tempo", relatou.
A Polícia Militar compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. O condutor da motocicleta, que sofreu algumas escoriações, foi levado ao hospital.
O cabo PM Maximiano explicou que o local é palco de constantes acidentes, principalmente devido à desatenção por parte dos condutores. Além da sinalização que não é bem marcada, alguns motoristas que frequentam o trecho cometem imprudências, o que gera um grande número de acidentes. Os motoristas precisam trafegar com velocidade reduzida, prestar atenção no trânsito para que acidentes sejam evitados. Esses cuidados devem ser tomados em locais com ou sem sinalização”, explicou.
Trecho perigoso
Comerciantes locais, em conversa com o DIÁRIO DO AÇO, reclamaram do trecho. Para eles, tanto a imprudência dos motoristas quanto a falta de sinalização são causas dos constantes acidentes.
Antônio Ornelas Michel, de 46 anos, proprietário de um estabelecimento na esquina entre as duas vias, explicou que a população daquela área já enviou um abaixo-assinado à Prefeitura de Ipatinga, solicitando a instalação de sinalização no local. Direto têm acidentes aqui, às vezes três a quatro por semana. De imediato, um semáforo ou um redutor de velocidade seriam a solução. Já fizemos um abaixo-assinado, mas até hoje ninguém tomou uma posição e quem fica a mercê dos acidentes somos nós que trabalhamos e frequentamos o trecho”, reclamou.
Orcelino Rodrigues Natali, de 43 anos, proprietário de um estabelecimento próximo ao local em que o acidente foi registrado, também reclamou da falta de sinalização. O comerciante destacou que além da alta velocidade, condutores fazem conversões erradas e entram na contramão quando querem seguir em direção ao Parque Ipanema. Não há nenhuma faixa de pedestres ou um quebra-molas aqui perto. Uma vez, em um acidente, o veículo rodou e quebrou a porta da minha loja. Por sorte foi depois do expediente, caso contrário algum funcionário poderia ter se machucado. E aqui é qualquer hora, principalmente à tarde, quando o fluxo de veículos é maior. Nem uma placa de parada há no local e ainda por cima, alguns motoristas entram pela contramão na via para fazerem o retorno. Aí a coisa complica”, afirmou.
Resposta
A reportagem do DIÁRIO DO AÇO entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Ipatinga que esclareceu, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que o cruzamento entre a avenida Guido Marlière e a rua Pedras Preciosas, no bairro Iguaçu, está entre os trechos viários do município que, atualmente, recebem serviços de revitalização da sinalização horizontal e vertical.
O local já foi vistoriado pelas equipes do Departamento de Transportes e Trânsito e será contemplado, nos próximos dias, com os serviços de revitalização da sinalização, mas as placas de sentido proibido e de proibido virar à esquerda estão visíveis aos motoristas e usuários do trecho mencionado.
Este ano, a prefeitura retomou um conjunto de ações para a melhoria no trânsito da cidade, iniciadas no ano passado. O programa inclui a revitalização de faixas de pedestres e da sinalização vertical/horizontal das vias, além da recuperação de ciclovias e a substituição de semáforos de lâmpadas incandescentes por um equipamento com foco de lâmpadas LED (Light Emitting Diode), em vias estratégicas do município.
CURTA: DA no Facebook
SIGA: Twitter: @diarioaco
ADICIONE: G+
MAIS:
Dupla rouba R$ 1.300 em drogaria - 25/04/2014
PC e PM cumprem mandados em Operação Impacto - 24/04/2014
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]