01 de março, de 2014 | 00:05
Guerra Planalto X Veneza vai para o tribunal
Envolvidos em homicídio no Planalto foram ouvidos no Fórum de Ipatinga
IPATINGA Indiciados por um homicídio registrado no bairro Planalto há aproximadamente um ano, dois jovens foram ouvidos em audiência de instrução e julgamento no Fórum Valéria Vieira Alves, esta semana. Ulysses Rodrigues dos Santos, de 20 anos, e Felipe Flander Gonçalves Dias, de 26 anos estão indiciados pelo homicídio de Ronaldo Oliveira Fernandes, de 18 anos.
O caso faz parte da antiga disputa por território de tráfico de drogas entre os bairros Veneza e Planalto e rixas pessoais, que tem motivado crimes contra a vida entre os dois grupos. Várias pessoas, dos dois lados da disputa, já foram vítimas de homicídio e atentados.
A juíza da 1º Vara Criminal, Ludmila Lins Grilo, presidiu a audiência e o promotor Bruno Giardini atuou como o representante do Ministério Público no caso.
O crime tem um terceiro indiciado, Ramon Pereira de Moura, de 18 anos, que ainda será levado à audiência.
Entenda
O crime que levou o indiciamento de Ulysses e Felipe ocorreu em 23 de março de 2013. Consta no processo que Ronaldo e mais dois rapazes estavam na margem da lagoa localizada na divisa entre os bairros Parque das Águas e Planalto, fazendo uso de entorpecentes. A bordo de um Ford Eco Sport, Ulysses, Felipe e Ramon Pereira, deslocaram-se até o local em que Ronaldo estava. De posse de uma arma de fogo, Ulysses efetuou disparos em direção a vítima, afirma o documento.
Ronaldo foi alvejado no tórax, nuca e braço esquerdo por disparos de um revólver calibre 32. Ele morreu antes de ser socorrido e levado ao hospital. Após o crime, os envolvidos fugiram no Eco Sport, que era conduzido por Felipe Flander.
Desde o crime o delegado Eduardo Vinícius, a frente da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, realizou investigações e chegou aos indícios que o crime fora praticado por moradores do bairro Veneza. Ulysses e Felipe, além de homicídio, têm processos por tráfico de drogas e tentativas de homicídio.
Qualificado
Na quinta-feira, 27, a audiência teve início as 14h e terminou no fim do expediente do Fórum, às 18h. Mais de 10 testemunhas de acusação foram ouvidas. Para a defesa dos indiciados apenas três testemunhas depuseram.
Felipe e Ulysses foram indiciados pelo crime de homicídio qualificado, conforme previsto pelos incisos I, III e IV (motivo torpe, meio cruel e por meio que dificultou a defesa da vítima) do artigo 121 do Código Penal Brasileiro. A dupla pode ser condenada de 12 a 30 anos de reclusão.
Ainda não há previsão de quando os envolvidos no crime serão levados ao Tribunal do Júri.
Curta:
Diário do Aço no Facebook
Twitter: @diarioaco
G+
O QUE JÁ FOI PUBLICADO:
PC prende envolvidos em confronto de gangues - 23/02/2013
Jovem é executado no Planalto - 26/03/2013
Envolvidos em troca de tiros são presos - 16/10/2013
PC conclui inquérito de homicídio do bairro Planalto - 25/10/2013
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]