25 de outubro, de 2013 | 00:05
PC conclui inquérito de homicídio do bairro Planalto
Crime ocorreu em março deste ano, próximo a lagoa do bairro Planalto
IPATINGA A Polícia Civil de Ipatinga concluiu as investigações do homicídio de Ronaldo Oliveira Fernandes, de 18 anos. O rapaz foi assassinado no dia 23 de março deste ano. Ele faz parte da lista de vítimas do confronto entre grupos de jovens dos bairros Planalto e Veneza.
Ramon Pereira de Moura, de 18 anos, e Ulysses Rodrigues dos Santos, de 20 anos, foram indiciados pelo crime. A dupla, além de acusada deste homicídio, também tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, formação de quadrilha, assaltos à mão armada e furtos.
Titular da Delegacia de Homicídios em Ipatinga, Eduardo Vinícius, informou nesta quinta-feira que concluiu as investigações esta semana. Ele explicou que, ao longo do inquérito, os indiciados foram presos em função do cumprimento de outros mandados. Ramon foi preso no dia 2 de agosto, quando foram cumpridos mandados por tráfico de drogas, formação de quadrilha e porte ilegal de armas. Já Ulysses foi preso em 17 de setembro por força de um mandado de prisão por roubo.
Embora eles já tenham sido presos por outros mandados, eles também estão com o mandado desse processo de homicídio cumprido. Conseguimos a prisão preventiva dos suspeitos e esperamos que o judiciário cumpra devido ao grande risco que eles representam à sociedade”, afirmou o delegado.
Eduardo Vinícius acrescentou que a dupla está diretamente ligada a gangue do Veneza, que possui atritos com a gangue do bairro Planalto. O delegado explicou que essa desavença entre bairros é antiga e inúmeros fatores a sustentam, como ódio e cultura da violência.
Há relatos de que essa desavença começou quando os membros de cada uma das gangues ainda eram crianças. Eles cresceram, passaram a se envolver com drogas e isso intensificou o conflito. Há também informações de que há mulheres no meio, além de roubos e furtos. O que sabemos é que a droga é a principal motivação. Com essas disputas eles querem aumentar o espaço no mercado ilícito de entorpecentes”.
Novos envolvidos estão no foco das operações
O delegado de homicídios, Eduardo Vinícius explicou que a polícia manterá operações para o cumprimento dos mandados de prisão de outros envolvidos no conflitos das gangues. Estamos realizando prisões para que a violência seja controlada nos bairros. É inadmissível que uma cidade como Ipatinga tenha focos de violência como há nesses bairros. Porém, enfrentamos algumas dificuldades em penalizar alguns envolvidos, uma vez que a maioria dos integrantes de algumas gangues, como é o caso do Planalto, são menores de 18 anos”, admitiu.
Para o delegado, desde a prisão de Ramon e Ulysses, o número de homicídios e registros de violência nos bairros reduziu. Ainda há ocorrências de violência nos bairros. As gangues rivais, além de roubar e traficar drogas, também efetuam disparos de arma de fogo como afronta. Porém, mesmo com esses problemas, a criminalidade nesses locais caiu, assim como o número de homicídios”, enfatizou.
O delegado reforçou a importância de a população contribuir com o trabalho da polícia e denunciar. Além do telefone 190, da Polícia Militar, informações podem ser repassadas ao disque-denúncia 181, que não identifica o número nem pede identidade do denunciante. Nosso maior aliado é o cidadão de bem. Ao fazer uma denúncia anônima, esse cidadão ajuda a polícia a reduzir a violência”, concluiu.
Entenda o crime
Ronaldo foi assassinado no dia 23 de março deste ano. O rapaz se encontrava na rua Onze, próximo a lagoa do bairro Planalto, onde fazia uso de entorpecentes com outras pessoas.
Conforme relatou o delegado, Ramon e Ulysses se deslocaram até o local em que a vítima se encontrava em um Ford Eco Sport, de cor preta e placas GOY-9500. Ao chegar à lagoa, Ulysses efetuou disparos com uma arma calibre 32 em direção a vítima, que foi atingida no tórax, nuca e braço esquerdo. Ronaldo morreu antes de ser socorrido.
O delegado informou que após o crime, a dupla fugiu no veículo que era conduzido por Felipe Flander. Inúmeras diligências foram realizadas pela PC, que desde o crime, denúncias foram colhidas e levaram a polícia a concluir que os autores do crime eram moradores do bairro Veneza.
MAIS SOBRE O PLANALTO E O VENEZA:
Execução no Planalto - 24/03/2013
PC prende envolvidos em confronto de gangues - 23/02/2013
MAIS:
PM intensifica fiscalização do cumprimento da Lei Seca - 24/10/2013
Trio é preso acusado de assaltar mulher no Primavera - 24/10/2013
Curta:
Diário do Aço no Facebook
Twitter: @diarioaco
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]