Camara Ipatinga Radio 728x90

02 de outubro, de 2013 | 00:05

Adolescente indiciado por homicídio no Ana Moura

O delegado Gilmaro Alves informou que o indiciado confessou a autoria do crime e apontou o envolvimento de outro rapaz


TIMÓTEO - A Polícia Civil já concluiu a investigação sobre a morte de Arilson Rodrigues da Silva Lima, de 26 anos, ocorrida na tarde do dia 7 de setembro na rua São José, do bairro Ana Moura. Um adolescente de 17 anos é o principal indiciado. No dia do crime, Arilson Rodrigues da Silva Lima, de 26 anos, foi encurralado por um bando formado por quatro jovens armados possivelmente com revólveres, três de 16 anos e um de 17 anos.

 

Conforme relatado no inquérito ficou apurado que, momentos antes do homicídio, um adolescente havia disparado um tiro contra um cavalo, de propriedade do jovem de 17 anos, acusado do homicídio. O rapaz afirmava que a arma usada para esse tiro fora emprestada por Arilson e, por isso, foi tirar satisfação sobre o empréstimo da arma. Ele se juntou com outros três jovens e saíram no encalço da vítima.

 

“Percebemos que sua real pretensão era mesmo tirar a vida de Arilson e do outro menor, que não foi encontrado pelo grupo”, enfatizou o delegado da Comarca de Timóteo, Gilmaro Alves.

 

O delegado acrescentou que, ouvido em cartório, o investigado confessou a autoria do crime, mas alegou que outro adolescente é que portava a arma de fogo. “Já apuramos que todos os quatro estavam armados no local”, assegurou a autoridade policial. 

 

Gilmaro Alves explicou que a Polícia Judiciária procura dar celeridade aos inquéritos sobre os crimes violentos contra a vida no município, os homicídios e tentativas de homicídio e tem se deparado com um desafio extra, o envolvimento de menores de 18 anos. 

 

O relatório encaminhado ao Judiciário esta semana acrescenta que “os menores infratores apontados neste inquérito, por diversas vezes, foram apontados como autores de crimes contra a vida praticados nesta municipalidade, delitos motivados pelo comércio ilícito de drogas, demonstrando claramente suas dificuldades de ressocialização sem a intervenção estatal”.

 

 

Escalada da violência 

 

A situação do crime no bairro Ana Moura ultrapassa limites aceitáveis e os menores de 18 anos estão entre os principais protagonistas da violência que atinge a comunidade. Neste contexto, cabe uma reflexão sobre o papel que as famílias dos jovens têm em sua formação e providências que deixam de ser tomadas quando se descobre o envolvimento dos filhos com o crime.

 

A observação é do delegado de Polícia Civil, Gilmaro Alves, que considera anormal o agravamento da violência no bairro Ana Moura e, por isso, anuncia medidas. “Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar têm intensificado as ações policiais naquela regional, têm investigado e efetuado a prisão de autores de crimes”, explicou. 

 

Na maioria dos casos os atos violentos estão associados à disputa de dois grupos rivais por espaço na comunidade, ambos dominados por menores de 18 anos. Como resultado da investigação, o delegado explica que, recentemente, cinco menores foram apreendidos e encaminhados para internação em centros especializados em outros municípios.

 

“Buscamos, em conjunto com a Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência, mais vagas para outros jovens, no sentido de apreender os jovens que cometem crimes violentos”, acrescentou.

 

A expectativa de Gilmaro Alves é que, no máximo no começo de 2014, o Centro de Ressocialização esteja aberto no Vale do Aço e novas vagas sejam disponibilizadas. “Ou seja, estes menores que cometeram atos infracionais em 2012 e 2013 ainda estarão com o processo em aberto e serão encaminhados para o centro de internação. Até lá, podem ser apreendidos a qualquer momento e ser internados quando surgirem vagas em outras cidades. Já temos todos eles catalogados. Muitos adultos que usavam esses menores já foram presos e, outros, ainda serão encarcerados”, adiantou o delegado.  

 

O QUE JÁ FOI PUBLICADO:

Fim de semana com dois homicídios - 07/09/2013

 

Curta:

Diário do Aço no Facebook

Twitter: @diarioaco
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário