08 de maio, de 2011 | 00:00

Golpe no estelionato

Polícia Civil de Timóteo desvenda atuação de estelionatário no comércio local


GILMARO ALVES_DELEGADO TIMÓTEO
TIMÓTEO – A Polícia Civil de Timóteo acredita ter desarticulado a ação sistemática de um homem que há nove meses, no mínimo, aplicava golpes no comércio. Segundo o delegado da PC Gilmaro Alves, há algum tempo a delegacia da Polícia Civil recebia queixas de vítimas do estelionatário. Como se fosse um quebra-cabeças, as representações foram montando o mapa que canalizava os golpes para a ação de uma só pessoa. 
Na quinta-feira (5), de posse de mandados de busca, apreensão e prisão, a equipe da PC foi à residência de Wider Maciel Xavier, de 34 anos, no bairro Novo Tempo. Com ele foi encontrada uma variada quantidade de documentos de outras pessoas. Carteiras de identidade, CPF, carteiras de habilitação e muitos cartões de banco estavam de posse do suspeito.
Segundo o delegado Gilmaro, a atuação de Wider consistia em pegar os documentos de terceiros, perdidos ou extraviados. Após fraudar a abertura de crédito no comércio, comprava de tudo nas lojas da cidade, principalmente eletroeletrônicos e eletrodomésticos e até um carro em nome de outras pessoas. Apesar de ter vários inquéritos abertos contra o suspeito, por falta do flagrante, Wider foi detido, ouvido em cartório e liberado. “No entanto, várias das vítimas já reconheceram o suspeito como autor das compras fraudulentas no comércio local. Ocorre que ele fazia as compras a crédito. As parcelas venciam e os lojistas iam cobrar dos clientes. No entanto, quando se encontravam com as pessoas descobriam que não eram elas as autoras das compras”, explica o delegado.
Houve demora na localização do suspeito porque ele mudava de lugar várias vezes em bairros diferentes. Às vezes ficava nas casa de parentes, às vezes em casas alugadas.
Quanto ao depoimento prestado na delegacia, Wider confessou a prática de alguns dos golpes sob investigação na delegacia, mas negou outras acusações. Ele continua sob investigação, mas também pode ser processado por falsidade ideológica e falsificação de documentos públicos.
 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário