07 de maio, de 2011 | 00:00
Presos têm saída temporária do Ceresp para o Dia das Mães
Benefício é concedido a 27 presos do Ceresp de Ipatinga. Eles devem voltar para o presídio até quinta-feira (12)
IPATINGA Nesta sexta-feira, antevéspera do Dia das Mães, 27 presos sentenciados deixaram temporariamente o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Ipatinga (Ceresp). Desse total, seis são mulheres. A data de retorno é de sete dias, ou seja, às 9h da próxima quinta-feira (12). A saída dos presos para a visita foi determinada pela juíza da Vara de Execuções, Marli Maria Braga de Andrade.
De acordo com a coordenadora do Programa de Apoio aos Sentenciados do Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga (PAS), Roseli Aires, as visitas temporárias ocorrem nas datas comemorativas da Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Na última visita temporária (Páscoa), saíram 42 sentenciados.
Durante o tempo em que os presos estiverem fora, eles precisam cumprir algumas exigências. Segundo Roseli Aires, os sentenciados não podem frequentar bares e restaurantes, precisam estar em casa das 22h às 6h e não podem se envolver em brigas.
Os detentos que não retornarem à unidade no prazo estabelecido são considerados foragidos, por abuso de confiança, e perdem o direito ao regime semiaberto.
Roseli enfatiza que Ipatinga tem um suporte grande para essa questão. No período em que os presos saem para fazer a visita temporária, são acompanhados por um grupo que é a Defensoria Pública, o Conselho da Comarca e a Polícia Militar. Além dessa equipe, há também a Central de Atendimento e Apoio às Penas e Medidas Alternativas (Ceapa) e o Programa de Apoio aos Sentenciados.
Reintegrados
O Programa de Apoio aos Sentenciados do Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga (PAS) trabalha com a ressocialização na comunidade, reintegração na família e reinserção dos presos no mercado de trabalho.
A coordenadora Roseli Aires relatou que ainda existe muita resistência de algumas famílias em receber os presos. A gente acredita que a ressocialização e reintegração devem partir de dentro pra fora. Nosso objetivo, além de fiscalizar, é humanizar o tratamento dado aos presos. Por isso trabalhamos no programa para que a família seja acolhedora”, contou Roseli.
Roseli Aires contou que o programa trabalha com sentenciados no regime semiaberto. E que no período de 2005 a 2010, de 115 presos que participavam dos encontros, 89 famílias foram reestruturadas. Já em 2010, de 40 presos inseridos no programa, 39 foram ressocializados.
Dia das Mães
O Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga recebeu na tarde desta sexta-feira (6) o novo grupo de 25 presos para dar início aos trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Apoio aos Sentenciados. Na oportunidade, em virtude da aproximação do Dia das Mães, a ser comemorado neste domingo (8), o Conselho prestou uma homenagem às mães com uma confraternização. O evento contou com uma palestra do presidente do Conselho, Gilberto Bernardo, sobre o tema O amor de Deus”, e apresentação da oficina que é feita mensalmente pelos sentenciados que integram o Programa de Apoio. Os temas são escolhidos pelo grupo e, além disso, ocorre a tradicional visita dos sentenciados do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) aos seus familiares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]