13 de agosto, de 2010 | 22:08
Linha Cruzada” cerca Timóteo
Ação contou com 65 policiais civis para cumprir diversos mandados
TIMÓTEO - A Polícia Civil desencadeou durante toda a manhã desta sexta-feira (13) a operação Linha Cruzada. Os policiais cumpriram 34 mandados de busca e apreensão em seis bairros de Timóteo. O objetivo é coibir o tráfico e a receptação de material roubado, principalmente em decorrência dos assaltos a residências que ocorreram nos últimos dias. Oito pessoas foram detidas ao final dos trabalhos.
Ainda era madrugada quando os policiais civis começaram a operação Linha Cruzada, em alusão aos telefones roubados nos últimos assaltos, pouco antes do dia clarear. Nove delegados e 56 agentes se reuniram na delegacia de Timóteo. Os policiais foram divididos em equipes para receber os mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, além dos planos de atuação.
Os agentes se dividiram em 17 viaturas policiais que se deslocaram para cinco bairros: Recanto Verde, Ana Rita, Macuco, Bela Vista e Alegre; e no distrito de Cachoeira do Vale. Foram encontrados 27 celulares, aparelho de som, DVD, CDs piratas, arma de fogo e até pássaros da fauna silvestre durante a operação, que durou cerca de quatro horas. Crimes de receptação dolosa e culposa, tráfico de drogas, posse de arma, crime ambiental e violação ao direito autoral.
Márcio Rocha, um dos delegados da operação, informou ao DIÁRIO DO AÇO que foram encontrados três celulares roubados em assaltos a residências cometidos por Valmir de Souza Lopes, o Chupa-cabra”, de 30 anos. Pelos celulares roubados, nós conseguimos rastrear até os compradores. Trabalho complementado com as investigações”, disse o policial.
Em uma invasão no bairro Recanto Verde, onde moravam envolvidos com drogas, os policiais encontraram um verdadeiro desmanche” de produtos furtados. Eram várias trouxas com roupas e produtos furtados nos últimos dias e que estavam espalhados em um matagal, na margem de um córrego, nos fundos do terreno vistoriado pelos agentes.
Conduzidos
Entre os conduzidos para a delegacia, seis adultos e dois adolescentes apreendidos, estava Elves da Cruz Alves de Souza, 18. Na casa dele, na rua Mariana, no bairro Bela Vista, os agentes apreenderam pedras de crack e ainda um CPF que ele usava com o nome de Elias da Cruz Alves de Souza. Foram quatro pessoas autuadas em flagrante na operação. Elves foi autuado por tráfico de drogas e falsidade ideológica pelo delegado Gilmaro Alves.
Ele estava preso no presídio de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, transferido após um motim na unidade prisional de Timóteo, em abril passado. Ele é irmão de Laneque Cruz Alves, 21, considerado pela polícia um indivíduo de alta periculosidade e que foi preso por policiais militares recentemente com um mandado de prisão expedido pela Justiça.
O irmão de Laneque é acusado de ser coautor na morte de Fábio Monteiro, 19, baleado no último dia 31 de janeiro no bairro Bela Vista. Ele morreu dois dias depois no Hospital Vital Brazil. Esse homicídio teria a participação também de Adair Rodrigues Matoso, 34, que ainda está foragido. A motivação do assassinato, segundo investigações da polícia, seria o envolvimento com drogas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]