CADERNO IPATINGA 2024

23 de janeiro, de 2009 | 00:00

Crack ‘domina’ a região

PM mostra apreensão de mais de 16 mil pedras de subproduto da cocaína em 2008

Fotos: Arquivo/DA


O crack é uma droga devastadora: porta para a criminalidade
IPATINGA - O comando do 14º Batalhão de Policia Militar divulgou ontem o balanço das operações e atividades realizadas no ano passado nos 16 municípios de sua área de abrangência. O balanço mostra uma queda no número de homicídios, mas os roubos a pedestres ainda são altos. O que mais surpreende no relatório anual da PM é a grande quantidade de pedras de crack apreendidas no ano passado: mais de 16 mil, contra 4 mil porções de maconha, o que mostra a presença cada vez maior - e mais agressiva – desse subproduto da cocaína no Vale do Aço.CrackO crack é a principal droga consumida hoje na região, vide a quantidade apreendida. Em 2008 foram recolhidas, com traficantes e usuários, 16.083 pedras do crack, contra 4.605 “buchas” de maconha. A PM também apreendeu no ano passado 2.127 papelotes de cocaína. A quantidade total de drogas apreendidas nos 16 municípios foi de 67,55 quilos, com 3.552 pessoas presas e 1.158 adolescentes apreendidos.Um contraste entre Ipatinga e o resto da região foram os assaltos a postos de combustíveis. Somando-se todos os 16 municípios, ocorreram 51 roubos a postos, uma queda de 18% em relação a 2007 (62). Porém, na cidade sede do 14º Batalhão aconteceram 41 roubos, contra 32 no ano anterior, um aumento de 28%.ViolênciaO coronel Sebastião Pereira de Siqueira, comandante do 14º Batalhão e promovido ontem ao posto máximo da PM pelo governador Aécio Neves, recebeu a reportagem do DIÁRIO DO AÇO e falou sobre os números da criminalidade em 2008. O oficial frisou a queda da violência em toda a região. “Soma-se nove tipos de crimes violentos, multiplica-se por mil e depois divide pela população”, explicou.Na área do 14º Batalhão, a queda de crimes violentos foi de 14,38% em relação ao mesmo período de 2007. Em Ipatinga, a estatística apontou uma queda de 6,78%. Esse índice vem caindo, desde 2006, a uma média de 2,7% na região e de 1,32% em Ipatinga. “Graças ao trabalho dos militares, os índices são positivos”, comemora Siqueira, que, com a promoção, pode estar se despedindo do Vale do Aço, provavelmente para assumir outro posto de comando em Unaí.

Siqueira foi promovido ontem ao cargo de coronel PM
CORONEL SEBASTIÃO SIQUEIRA“O crack é uma triste realidade”O coronel Sebastião Pereira de Siqueira foi nomeado ontem para o cargo mais alto da hierarquia militar. Ele confirmou a promoção ao DIÁRIO DO AÇO e disse que ainda aguarda a definição sobre uma possível transferência do 14º Batalhão de Ipatinga. Siqueira antecipou que até a próxima segunda-feira (26) será definido o novo comandante da unidade. O nome mais provável é do tenente-coronel Moisés Marinho, atual subcomandante do 14º BPM.Sobre o balanço das atividades realizadas em 2008, o militar apontou o problema das drogas como motivação para a maioria dos crimes.Qual a sua avaliação sobre o aumento das apreensões de crack na região?O crack é uma triste realidade, em todo o Brasil, e preocupa as autoridades. Acho que tem que haver um envolvimento maior do Estado, do município e das famílias para que as crianças não sejam dominadas por essa substancia tóxica.O que fazer para combater os furtos em residências?Temos um projeto de vizinhança protegida. Começamos em 2008 e vamos incrementar neste ano para a adoção de medidas de auto-proteção com ajuda da vizinhança.Há muitos roubos a pedestres. Como diminuir esses casos, grande parte praticada por adolescentes?Temos, cada vez mais, que atuar com os menores antes que eles entrem no mundo das drogas. São crianças usando crack e até cometendo outros ilícitos por causa do vício. Temos alguns projetos, como o Proerd, e alguns policiais que trabalham em áreas críticas que formam grupos com escolinhas de futebol e outras atividades.E quais são as perspectivas para 2009?Em fevereiro ou março devemos receber 25 viaturas terceirizadas. Esperamos contar com o apoio da Administração Municipal (de Ipatinga) para a instalação do (projeto de câmeras) Olho Vivo, começando do centro e passando para outros bairros. Vamos ganhar mais efetivo e mais viaturas com uma nova Companhia a ser criada.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário