Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de janeiro, de 2008 | 00:00

Prédio desaba no Cidade Nobre e quase leva mais três casas


O desabamento deixou assustado quem passou pelo local na manhã de ontem
IPATINGA – Os moradores da avenida Felipe dos Santos, no bairro Cidade Nobre, acordaram aterrorizados na madrugada de ontem. Por volta das 1h, um prédio em construção, com quatro pavimentos e mais um terraço, de número 625, desabou e os escombros atingiram outras três casas. Não houve vítimas. Ao todo, cinco lajes do prédio desabaram, soterrando o restante da construção. O responsável pela obra é o engenheiro civil Anísio Horta, cujo número de registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) é 56.149/D. Anísio Horta declarou que a responsabilidade da execução da obra não é sua. “Eu apenas a projetei. Além disso, a administração municipal e o Corpo de Bombeiros concederam os alvarás necessários para a construção da obra, ou seja, ela está perfeitamente dentro da legalidade”, sintetizou o engenheiro, sem saber os motivos que teriam levado o prédio a desabar. O dono do prédio que desabou foi identificado apenas como Wellington e está morando nos Estados Unidos. Sua família reside em Ipatinga, mas estaria viajando. O prédio já estava apto para ser comercializado, entretanto, ninguém havia adquirido nenhum apartamento.Prejuízo e sustoA família do aposentado José Caetano Martins, 54 anos, foi a mais prejudicada com o desabamento. Ele é dono de um prédio com três pavimentos, nº 637, ao lado da obra que desabou. Na hora do desabamento, José Caetano dormia sozinho em seu quarto e por pouco não foi atingido por destroços. Uma viga e vários tijolos invadiram seu quarto, deixando um amontoado de entulho e poeira. “Quando escutei aquele barulho pensei que era um acidente na rua. Depois percebi que meu nariz estava entupido de poeira. Foi quando notei que a parede do meu quarto estava quebrada”, conta José Caetano.

O telhado de uma casa aos fundos ficou parcialmente destruído
O aposentado ainda relatou ainda que há pouco mais de uma semana retirou sua cama do local onde a viga furou a parede. “Até pouco tempo minha cama estava posicionada próximo ao buraco, inclusive a minha cabeça ficava para o lado onde a viga entrou. Se eu não tivesse trocado a cama de lugar não sei o que teria acontecido comigo”, diz. Além da residência de José Caetano, foram atingidos pelos escombros o telhado de uma casa atrás, na rua Pablo Picasso, que também pertence ao aposentado e está alugada. E ainda o telhado e a garagem da casa à esquerda do prédio que desabou. IsolamentoA Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e representantes do Crea estiveram ontem no local do desabamento. Os dois cômodos da residência de José Caetano mais danificados pelos escombros foram isolados, assim como uma parte da casa à esquerda que ficou com a garagem e parte do telhado destruído. O coordenador da Defesa Civil de Ipatinga, Cícero Wexler dos Anjos, que vistoriou as três casas atingidas, disse que não há necessidade de remoção das famílias. “O que precisa ser feito é colocar escoramentos na parte lateral dos dois cômodos da casa de José Caetano que foram atingidos. Os responsáveis pela obra é que terão a responsabilidade de providenciar o escoramento. No mais, não há risco de outro desabamento e por isso as famílias podem continuar em suas casas”, assegurou. RelatórioConforme o gerente regional do Crea, Marcelo Emerson Ventura, está sendo elaborado um relatório pelo Conselho com detalhes sobre o desabamento do prédio na avenida Felipe dos Santos. “Colhemos vários dados, tiramos algumas fotos e tão logo o relatório esteja concluído ele será remetido à Câmara de Engenharia Civil, em Belo Horizonte, para fins de análise e qualquer providência futura. Outra cópia será enviada à Defesa Civil de Ipatinga”, afirmou Marcelo, acrescentando que a gerência do Crea na capital poderá investigar e apurar se há responsabilidade do engenheiro Anísio Horta em relação ao desabamento. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário